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PARA CRIANÇA
Tempestades afastam turistas da Flórida
DA ENVIADA ESPECIAL A ORLANDO (EUA)
Não tem sido fácil para a Flórida. Em seis semanas quatro furacões passaram pelo Estado: Charley, Frances, Ivan e Jeanne. Os estragos não provocaram maiores
danos aos parques temáticos em
Orlando, mas a indústria do turismo foi abalada e há viajantes receosos de ir ao Estado.
Morador de Orlando, o consultor Peter Yesawich, diretor-executivo da Yesawich, Pepperdine,
Brown & Russell (YPB&R), uma
das mais importantes agências de
relações públicas na indústria do
turismo, afirmou que as tempestades podem afastar os turistas da
Flórida.
"Normalmente, eu diria que,
atingidos por dois furacões, nós
nos recuperaríamos completamente no Dia de Ação de Graças
[feriado comemorado nos EUA
em novembro], mas acho que as
pessoas estão se sentindo um
pouco mais nervosas. Teme-se
que grandes grupos evitem a Flórida durante a temporada dos furacões no próximo ano", disse Yesawich à agência Reuters.
Os brasileiros, entretanto, não
cancelaram suas viagens programadas para o feriado da semana
do Dia das Crianças. "Houve apenas alterações de data", explica
Doroti Dobner, diretora de vendas da Agaxtur, que embarcará
dois grupos de cem pessoas.
"Deve ocorrer uma queda na
chegada dos turistas no curto prazo, apenas nas próximas duas ou
três semanas, depois das quais, os
negócios devem ocorrer como
sempre, com exceção dos destinos que tiveram grandes estragos,
como na área de Ft. Myer", disse à
Folha o consultor Yesawich em
uma segunda avaliação sobre o
impacto dos furacões no turismo
na Flórida.
A economia da Estado, em torno de US$ 500 bilhões, tem no turismo sua principal fonte de renda, que está sendo afetada pelos
efeitos do furacão.
Nos últimos 31 anos, o Walt Disney World fechou as portas algumas vezes. Três delas aconteceram nas últimas semanas. O parque teve de cerrar as portas no sábado e no domingo anterior ao
furacão Frances, no começo do
mês passado, e no sábado, dia 25
de setembro, por causa do Jeanne.
Nos dias seguintes ao furacão
Frances, não havia filas nos brinquedos mais concorridos dos parques de Orlando. O tempo máximo de espera para os brinquedos
Spider-Man e Hulk, no Islands of
Adventure, da Universal, era de
dez minutos.
Na semana passada, a ocupação
nos hotéis em Miami e Tampa era
22% menor em relação à mesma
semana de 2003, de acordo com a
empresa de pesquisa Smith Travel Research.
O escritório de turismo da Flórida, Visit Florida, e líderes da indústria devem se reunir com o governador do Estado, Jeb Bush, para receber um apoio de US$ 30
milhões para uma campanha de
publicidade que visa reparar os
danos psicológicos causados pela
seqüência de tempestades.
La Cumbre
Profissionais do turismo de 27
países se reuniram em Orlando
para a 15ª edição da La Cumbre, a
principal feira da indústria de turismo para o mercado latino-americano. Devido aos furacões
Charley e Ivan, houve um redução de 12% no número total dos
participantes. A próxima La
Cumbre será de 7 a 9 de setembro
de 2005 em Houston, no Texas.
(MARGARETE MAGALHÃES)
Com agências internacionais
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