São Paulo, quinta-feira, 04 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Em 2008, Liverpool será capital cultural da Europa

Como Stavanger, na Noruega, a cidade inglesa oferecerá intensa programação de espetáculos

Ringo Starr e Paul McCartney, os dois ex-Beatles ainda vivos, vão prestar tributo a sua cidade natal no ano que vem, quando Liverpool (www.liverpool08.com) será a capital cultural da Europa, ao lado de Stavanger (www.stavanger-web.com/stavanger2008/index.html), na Noruega.
Shows dos dois ex-Beatles estão entre os destaques da programação de eventos que acontecerá na cidade portuária localizada no norte da Inglaterra ao longo do ano que vem.
Ringo Starr -ao lado do fundador do Eurythmics, Dave Stewart, e a orquestra sinfônica de Liverpool- estará na cerimônia de abertura do evento, em 12 de janeiro, com "Liverpool, o Musical", um tributo ao patrimônio musical da cidade, que homenageia desde os Beatles até o grupo de dance-pop Frankie Goes to Hollywood, que viveu o auge nos anos 1980.
Já Paul McCartney vai encabeçar um show para mais de 30 mil pessoas no estádio de futebol Anfield, em 1º de junho.
"Eu estou muito entusiasmado com o fato de que Liverpool vai ser a capital da cultura da Europa de 2008", disse McCartney, em mensagem de gravada em vídeo, no evento em que foi anunciada a programação do ano que vem.
Entre as atrações estarão apresentações de teatro, exposições de arte, entrega de prêmios, concertos de música erudita e outros. No site oficial, é possível fazer o download da programação.
"Nós temos uma série fantástica de eventos, que certamente vai deixar muitas pessoas entusiasmadas também."
Celebrações ao rico legado musical da cidade ocupam grande parte do calendário do ano que vem. O maestro nascido em Liverpool Simon Rattle vai conduzir concertos com as filarmônicas de Berlim e de Liverpool, e centenas de bandas de todo o mundo vão se apresentar durante a Semana de Música de Liverpool, que acontecerá em novembro.

Duplas
A cada ano, duas cidades de países europeus são escolhidas capitais culturais, designação que gera turismo e grande crescimento de empregos.
A última cidade britânica que ocupou o cargo foi Glasgow, em 1990. Em 2007, a dupla é Luxemburgo (www.luxembourg2007.org) e Sibiu (www.sibiu2007.ro), na Romênia. Em ambas as cidades, a programação cultural ainda segue, principalmente até o começo de dezembro, podendo ser consultada nos sites oficiais.
(DA ASSOCIATED PRESS)


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Europa: Berlim tem as menores diárias entre grandes cidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.