São Paulo, segunda-feira, 05 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HERANÇA ASTECA

Cidade ganha novos bares e desenvolve área sofisticada Acapulco se reformula

Acapulco se reformula para recuperar turistas

DA ENVIADA ESPECIAL AO MÉXICO

Acapulco, "lugar onde os juncos gigantes foram destruídos", foi fundada pelos espanhóis no século 16. Distante pouco mais de 400 km da Cidade do México, hoje tem mais de 2 milhões de habitantes e é mais conhecida como Paraíso do Pacífico do que pelo antigo nome, no idioma náhuatl.
Primeiro ponto badalado no litoral mexicano, já foi destino de férias de nomes famosos, como John Wayne, Errol Flynn, Frank Sinatra, Elizabeth Taylor e do casal John e Jacqueline Kennedy.
Na década de 80, a cidade assistiu Cancún "roubar" parte dos seus turistas, na maioria norte-americanos e canadenses.
Na disputa para voltar ao primeiro lugar, Acapulco está fazendo a sua parte. Passou por uma verdadeira reformulação e ganhou novos restaurantes e boates.
Isso desencadeou novos empreendimentos na rede hoteleira e o desenvolvimento de uma nova área, a Punta Diamante, na baía de Puerto Marqués, mais sofisticada e longe do agito da tradicional baía de Santa Lúcia.
Localizada na Zona Dourada, a baía de Santa Lúcia concentra a maioria dos hotéis e é o endereço de praias como Caleta, Caletilla e da disputada La Condesa.

Centro histórico
No zócalo -praça principal da cidade-, no lado oeste de Acapulco, está a catedral de Nuestra Señora de la Soledad, construção dos anos 30 em estilo mourisco, de cúpulas azuis e amarelas.
No centro histórico também está o Fuerte de San Diego, construído no século 17 para defender a cidade de ataques de piratas. Ele foi destruído por um terremoto e reconstruído em 1776.
Hoje é o museu de Acapulco, onde 12 salas de exposição mostram a história da cidade desde a era pré-colombiana até a independência do país.
Dona de uma vida noturna agitada, Acapulco tem mais de 160 restaurantes e muitas boates. A maioria delas adota o sistema "barra libre", ou seja, pelo valor da entrada o consumo de bebidas é liberado. Os preços variam de US$ 25 a US$ 40. Nas pistas? De tudo, de salsa a música eletrônica.
(RENATA IETTO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.