São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOTELARIA

Em visita a São Paulo, presidente para as Américas do InterContinental fala sobre importância do Brasil no setor

Grupo deve abrir 14 hotéis no país em 2 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

E FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Grupo InterContinental (www.ichotelsgroup.com), com 16 hotéis no Brasil, planeja construir mais 14 deles no país em dois anos. A informação é do presidente para as Américas do grupo, Steve Porter, que esteve no Brasil na semana passada para inaugurar o Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, o maior hotel da América Latina, com 780 quartos.
No Brasil, o grupo tem hotéis das marcas InterContinental, Crowne Plaza, Staybridge Suites, Holiday Inn e Holiday Inn Express. Esta última, do segmento supereconômico, tem unidades em Curitiba e Maceió e deve chegar a São Paulo até o fim do ano.
Porter falou à Folha sobre a rede e a importância estratégica do mercado brasileiro para o grupo.
(MARISTELA DO VALLE E MARISTEL ALVES DOS SANTOS)

 

Folha - Qual é o maior grupo hoteleiro no mundo atualmente?
Steve Porter -
Em termos de número de países e de número de quartos, seria o InterContinental. Nós temos 3.500 hotéis e 535 mil quartos em cem países.

Folha - E em faturamento?
Porter -
Em vez de pensar qual é o maior, vamos pensar nas famílias dos grandes hoteleiros do mundo: InterContinental, Marriott, Hilton, Hilton International, Accor, Starwood e Choice.

Folha - Qual é o faturamento do grupo InterContinental hoje?
Porter -
Em 2003, foi US$ 2,5 bilhões. Se incluíssemos o faturamento das franquias (nesse total só entra a taxa de franquia), chegaríamos a US$ 6,5 bilhões.

Folha - Qual região do mundo mais cresce em hotelaria?
Porter -
A minha [risos]. As Américas. A nossa é a melhor e a maior. Mais bonita, mais simpática. Para a empresa, a região das Américas é a que cresce mais rapidamente. Nós temos também um programa de freqüência para nossos hóspedes, o Priority Club, com 18 milhões de associados.

Folha - E dentro das Américas, qual é a região que mais cresce ?
Porter -
Os EUA, porque, em hotelaria, têm o mercado mais poderoso do mundo. Ali há uma enorme concentração populacional, onde todos falam o mesmo idioma.

Folha - Qual a importância do Brasil?
Porter -
O Brasil é muito importante. Excluindo o México, temos 58 hotéis na América Latina. Destes, 16 estão no Brasil e temos um projeto para abrir mais 14 hotéis no país nos próximos dois anos. O Brasil é importante por três motivos: há muitas viagens entre os EUA e o Brasil; queremos aproveitar o relacionamento do Brasil com a Argentina e o Chile; e aqui há uma comunidade japonesa grande e isso nos dá sinergia com os hotéis da Ásia-Pacífica.

Folha - O grupo deve investir em hotéis supereconômicos no Brasil?
Porter -
Absolutamente sim. Inventamos esse segmento no setor. Nossa primeira marca desse tipo foi o Hampton Inn, hoje de propriedade do Hilton, e a segunda, o Holiday Inn Express, que é nosso. [Há um Holiday Inn Express em Curitiba, outro em Maceió e neste ano deve ser aberto um em Perdizes, com 63 quartos].

Folha - Muitos hotéis são abertos em São Paulo. Há lugar para todos?
Porter -
Certamente.

Folha - Mas este [Holiday Inn Parque Anhembi] é muito grande...
Porter -
Sim, é bem grande. Nós temos tido sinais do mercado excelentes para esse empreendimento. Temos no hotel centro de convenções e teatro. E, nas vizinhanças, há o Centro de Convenções Anhembi e o sambódromo. Então ele vai gerar uma nova demanda no mercado e ao mesmo tempo aproveitar a que já existe.

Folha - Você representa muitos hotéis em São Paulo. Em qual deles você vai dormir nesta noite?
Porter -
No InterContinental [segmento de luxo do grupo].

Folha - É o seu favorito?
Porter -
Acabei de vir do Holiday Inn Select Jaguará [inaugurado no início deste ano]. É impressionante. Foi construído originalmente em 1954 e tem um mural restaurado ["Os Bandeirantes", de Clóvis Graciano]. Mas eu tenho 3.500 hotéis favoritos.


Texto Anterior: Alemanha: País divulga roteiros de turismo musical
Próximo Texto: Leading prevê bater recorde de venda neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.