São Paulo, segunda, 5 de abril de 1999

Texto Anterior | Índice

QUALQUER VIAGEM
Dia 9 de abril: prepare-se para a grande farra do milênio

DAVID DREW ZINGG
em Sampa



"Adoro crianças. Especialmente quando choram -porque aí alguém sempre as leva embora." Nancy Mitford

A noite de 9 de abril será a "nookie night" na Bananalândia. Ou seja, fazendo um tradução livre, a noite de 9 de abril será aquela em que os brazucas vão tentar gerar seu "bebê do milênio" recordista.
Se você conseguir esse feito, Joãozinho, seu rebento passará automaticamente a constar em todos os livros de história do Brasil escritos a partir de hoje.
Seu filho será o primeiro a nascer no Brasil no seguinte horário: zero minuto e um segundo. E isso em uma data que é a mãe de todas as datas de nascimento cabalísticas. Trata-se de 1º de janeiro de 2000.
Você só tem quatro dias para ser "criativo".
Por que o dia 9 de abril é tão importante assim?
Boa pergunta, crianças. Seu amigo obstetra, o tio Dave, vai pôr vocês a par das últimas novidades relativas ao tema.
Em primeiro lugar, a "mamãe-milênio" precisa engravidar. Isso requer que ela ovule e faça amor na época certa.
Também requer sorte. As chances são de 1.000 para 1. Um especialista em fertilidade, amigo de tio Dave, diz que "a fertilidade humana atinge seu ponto máximo em mais ou menos 30% a cada tentativa".
A gravidez humana padrão dura 285 dias.
Para ter uma boa chance de dar à luz no dia 1º de dezembro, dizem os médicos, a candidata a mãe teria de engravidar entre 27 de março e 10 de abril.
Esse planejamento estratégico poderia ajudar a mulher a ter aquela cobiçada data de 1º de janeiro de 2000 como a prevista para seu parto, mas suas chances de dar à luz naturalmente nesse dia são muito pequenas. Apenas 5% dos bebês realmente nascem nas datas previstas.
"Não somos muito bons em prever quando as pessoas vão dar à luz", admite outro obstetra conhecido de tio Dave. A maioria dos bebês nasce nas duas semanas anteriores ou posteriores à data prevista.
Se você não for totalmente idiota em matemática, Joãozinho, vai perceber que os bebês que vão nascer no dia 1º de janeiro podem ser concebidos entre 26 de março e 23 de abril.

Vou dar a volta ao mundo
Existem casais espalhados por todo o mundo que estão levando muito a sério o desafio do "bebê do milênio".
Duane e Susan Dimock, residentes em San Diego, Califórnia, aparentemente farão o que for preciso para gerar o primeiro "bebê 2000" do mundo. Isso, desde que alguém lhes dê a pilha de dinheiro necessária para a realização de seu objetivo. O casal de San Diego concebeu seu filho em 1º de abril, Dia da Mentira.
Na véspera do Ano Novo, Duane e Susan pretendem voar para a República de Kiribati, no Pacífico, na Linha Internacional de Data.
A localização privilegiada de Kiribati faz do arquipélago o primeiro ponto habitado do mundo a testemunhar a chegada do ano 2000.
O casal Dimock será acompanhado por um típico médico californiano, avesso à publicidade, que vai realizar uma cesárea na mamãe histórica no primeiro segundo do novo ano.
Susan e Duane até já escolheram nomes para o bebê. Se for menina, será Millie, diminutivo de Millenium. Se for menino, Otto. É que Otto, na pronúncia inglesa, pode soar como "oht-ou", ou seja, o equivalente a "zero-zero". Captou?
"Alguém vai realizar a proeza", disse Duane Dimock. "Por que não nós?" Realmente.
O "bebê do milênio" vai nascer com direito ao tipo de legado que normalmente é privilégio dos filhos de ricos ou de membros da realeza.
Não há dúvida alguma de que o primeiro bebê a nascer no novo milênio vai ganhar status de grande celebridade e provavelmente não terá de trabalhar um dia sequer em sua vida, exceto para comparecer a shows de celebridades.
A família do primeiro bebê do novo milênio quase certamente será inundada de lucrativas ofertas publicitárias. Todo mundo está fazendo o possível para enfrentar o desafio.
Ouvi dizer que, no Rio de Janeiro, Cláudia Fialho, do romântico Copacabana Palace, está oferecendo champanhe e ostras aos casais de hóspedes com menos de 30 anos.
Em Christchurch, Nova Zelândia, os casais vão dar o melhor de si num acampamento montado para esse fim.
Em Otta, na Noruega, um jardim de infância vai permanecer aberto 24 horas por dia para que os pais "criativos" não sejam perturbados durante seus esforços de criação.
E no Reino Unido uma emissora de TV vai transmitir uma noite inteira de programas eróticos para ajudar os telespectadores a pôr mãos à obra.
A obra, é claro, é gerar o primeiro bebê do ano 2000.


Tradução de Clara Allain



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.