São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uva congelada é segredo de vinho regional

DO ENVIADO ESPECIAL AO CANADÁ

O icewine, uma espécie de vinho de sobremesa feito a partir de uvas congeladas no inverno rigoroso do país, é um destaque entre as bebidas da região.
Durante a produção, a uva somente é colhida e prensada quando alcança, naturalmente, uma temperatura em torno de -8C. O processo de congelamento atinge a parte líquida da fruta, mas não os açúcares contidos nela, o que torna a bebida mais concentrada e doce.
Por esse motivo, as colheitas são geralmente feitas à noite ou nas primeiras horas da manhã, e é preciso um número muito maior de uvas para produzir a mesma quantidade do que resultaria em um vinho normal.
Todo esse trabalho leva uma garrafa a custar entre 40 e 200 dólares canadenses.
O drinque mais tradicional do país é o caesar, uma espécie de bloody mary mais apimentado, com vodca, gelo, suco de tomate, suco de marisco, pimenta, molho inglês, sal e um talo de salsão ou aspargo para decorar. Segundo os canadenses, implacável para curar ressacas.

Gastronomia
A verdadeira comida canadense, produzida e consumida no país, é a carne.
Os locais sugerem especialmente a carne de bisão, apesar de esse animal semelhante ao búfalo correr risco de extinção. A carne parece a bovina, mas é menos fibrosa e tem sabor mais suave. Menos gordurosa, ela tem 40% mais proteína. (MP)


Texto Anterior: Ao ar livre: Vilarejo alpino diverte com ou sem neve
Próximo Texto: Ao ar livre: Descoberto há 126 anos, lago Louise é cartão-postal do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.