São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANÇA

Artistas distraem viajantes para aliviar tensão com fluxo de verão e fechamento de terminal no Roissy-Charles de Gaulle

Aeroporto perto de Paris diverte passageiros

CRAIG S. SMITH
DO NEW YORK TIMES

Malabaristas, jazzistas e uma trupe de guias vestindo camisetas amarelas são algumas das formas encontradas pela Aeroportos de Paris -autoridade aeroportuária parisiense- para distrair os passageiros durante as longas filas que devem enfrentar neste verão no hemisfério Norte, devido ao desmoronamento parcial do mais movimentado terminal do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle há pouco mais de um mês.
A operação batizada de Sorriso transformará os terminais quase em feiras de ruas nos finais de semana. O terminal 2E foi fechado depois do acidente de 23 de maio, que matou cinco pessoas, forçando o aeroporto a desviar vôos e 200 mil passageiros por dia para os seus outros seis terminais.
As manobras têm dado certo até agora, mas os funcionários do aeroporto estão preocupados em como arranjar as coisas durante o auge do verão.
Segundo Jerome Dutrieux, porta-voz da autoridade aeroportuária, o aumento de 15% do tráfego e a diminuição da capacidade de 15%, devido ao fechamento do terminal, deverão restringir os serviços do aeroporto, que são usados por 170 linhas aéreas que ligam Paris a outras 500 cidades.
Artistas deverão produzir cachorros feitos de bexiga ao longo de alguma longa fila de check-in, ou cartunistas farão caricaturas de pessoas emburradas na fila do detector de metal. Mágicos também circularão pelo aeroporto fazendo objetos desaparecerem -exceto tíquetes de embarque.
Enquanto isso, jovens estarão à vista para guiar passageiros ansiosos ou confusos pelo aeroporto, prestando atenção em pessoas mais velhas ou em quem estiver viajando com crianças.
Passageiros que planejam passar pelo Charles de Gaulle durante as férias podem ter informações atualizadas pelo telefone 00/xx/ 33/1/4862-2280 ou por meio do site www.adp.fr.


Texto Anterior: Tour promove visita a ateliês
Próximo Texto: Panorâmica - Supersônico: Concorde recordista está aberto para visitação pública em Nova York
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.