São Paulo, segunda-feira, 05 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canais ancestrais recheiam Tongli

NA CHINA

Tongli, a apenas 23 km de Suzhou, é um raro exemplo de uma pequena cidade antiga e bem preservada na China. Sem dúvida, vale dedicar meio dia para conhecê-la. Seu principal atrativo é o fato de ser uma típica cidadezinha conectada ao sistema fluvial do Grande Canal, uma das maiores conquistas da civilização chinesa.
Com cerca de 1.800 km de extensão, o Grande Canal foi construído para unir dois dos principais rios chineses, o Yangtze e o Huang (Amarelo), e conectar por via fluvial as cidades populosas do norte, entre elas Pequim, às terras produtoras de arroz ao sul.
Sua construção ocorreu por volta de 700 d.C. e consumiu o trabalho forçado de 6 milhões de pessoas. Por séculos, o canal teve papel essencial para a circulação de alimentos e de produtos, como a seda. Às suas margens, milhões de habitantes ainda seguem vivendo.
Apenas no início do século 20, com o surgimento das ferrovias e com o crescimento do transporte marítimo, o Grande Canal perdeu parte da importância econômica. Mas em Tongli o visitante ainda pode ter uma excelente amostra desse modo de vida ancestral.
Grande parte das casas antigas da cidade está à beira dos canais, atravessados por 49 pontes de pedra. Entre as principais atrações está a Jiayin Hall, que foi residência de um conhecido ator e é uma boa oportunidade de ver uma casa chinesa antiga por dentro.
Também há um jardim (Tuisi Yuan) e uma antiga casa de chá de dois andares, com excelente vista para o canal, de onde se pode observar o movimento das barcaças, as donas-de-casa lavando roupa e as crianças se banhando. O melhor jeito de conhecer Tongli é chegar cedo e contratar um riquixá (liteira de duas rodas puxada por homem). Faça também um passeio de barco para observar o vaivém nos canais. (OD)


Texto Anterior: Jardins em Suzhou aguçam os sentidos
Próximo Texto: Mansão de Confúcio espelha vida de nobre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.