São Paulo, segunda-feira, 05 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reflexo na água dá vida a dragões de porcelana

NA CHINA

O motivo principal de visitar Datong são as grutas de Yungang, mas a cidade possui um painel de dragões chineses, que está entre os mais antigos e bem preservados do país, e dois templos importantes do ponto de vista artístico.
O painel, com 45 m de extensão, é revestido de azulejos de porcelana colorida, com predominância de tons de azul, verde e amarelo.
Retrata nove dragões sinuosos lado a lado, surgindo das ondas e subindo em direção a sóis e nuvens, cada um com uma movimentação e uma expressão bem distinta dos outros. Também há imagens de outros animais, reais e imaginários, tipicamente chineses.
O painel fica sobre um tanque de água que reflete e dá movimento aos dragões. Originalmente, ficava diante de um palácio, destruído num incêndio no século 15, e sua função era servir de obstáculo aos maus espíritos.
Também vale conhecer os templos Huayan e Shanhua, ambos praticamente desativados, mas muito antigos e de uma qualidade arquitetônica e artística raramente vista na China atualmente.
O último, em especial, possui uma impressionante coleção de estátuas budistas de tamanho acima do natural, que merecem ser vistas com tempo e atenção. (OD)


Texto Anterior: Budas lembram extintos "primos" afegãos
Próximo Texto: Penhasco sustenta templo no "vazio"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.