São Paulo, segunda, 6 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS
Vanuatu abriga os destroços do President Coolidge, transatlântico afundado na Segunda Guerra
Melanésia esconde um "Titanic' militar

do "Independent on Sunday"

Se você está planejando mergulhar na Austrália e tem uma semana (ou mês) de sobra, você está bem perto das seguintes ilhas da Melanésia: Fiji, Vanuatu, Salomão e Papua-Nova Guiné.
Acabo de voltar de dois meses de mergulho nessa área, mas poderia ter passado o resto da vida lá. Os mergulhos são fantásticos, especialmente nas ilhas Salomão e em Papua-Nova Guiné, onde os recifes estão lotados de coral suave colorido, estrelas-do-mar e gigantescas ventoinhas marítimas.
Vanuatu também é maravilhosa. Lá está o maior dos destroços de naufrágio para mergulho do mundo, o SS President Coolidge, um transatlântico de luxo transformado em transporte de tropas durante a Segunda Guerra. Ele afundou ao colidir contra duas minas aliadas na entrada do porto Santo.
A apenas uma hora e meia de vôo da Austrália, mergulhadores australianos voltam ao local ano após ano e passam suas férias inteiras mergulhando em torno do navio. Por ser tão grande e cheio de curiosidades, é preciso mergulhar por lá muitas vezes para esgotar o que há para conhecer.
Fiji é o mais desenvolvido desses quatro locais. Seus recifes, no entanto, vêm recebendo excesso de mergulhadores, especialmente a costa Coral, conhecida como a capital mundial do coral, e certas ilhas. Viagens em "liveaboards" continuam a oferecer experiências de primeira classe.
A favor: a melhor área para mergulhos no mundo, o maior número de espécies marinhas, os recifes mais intactos e o menor número de mergulhadores. Carcaças de aviões ao largo das ilhas Salomão e de Papua-Nova Guiné.
Contra: distância e fuso horário. A malária pode ser um problema em Salomão, Papua-Nova Guiné e Vanuatu. E em Papua-Nova Guiné há também o problema do crime.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.