São Paulo, segunda, 6 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DA PÁSCOA EM ROMA
Mosteiro incentiva o olhar pelo buraco da fechadura

do "Travel/The New York Times"

Depois de um passeio pelas ruínas e jardins do Palatino, uma rápida travessia pelo Circo Massimo e uma subida a partir do aterro ao sul levam a meio caminho do monte Aventino.
Dali é fácil você seguir as placas que indicam Santa Sabina, Sant'Alessio e Sant'Anselmo, as três igrejas que coroam o monte.
Dessas, Santa Sabina é a gema. É um exemplo perfeito de uma basílica do século 5º, cheia de luz e espaço. Os painéis escavados na porta à esquerda da entrada principal também são do século 5º e mostram uma das mais antigas representações da crucificação de que se tem notícia.
Cruzando o pátio de Santa Sabina, há um jardim murado cheio de laranjeiras retorcidas e um mirante que propicia uma panorama da cidade e de suas cúpulas.
Para uma visão mais reconfortante, caminhe pela Via Santa Sabina até a Piazza dei Cavalieri de Malta. Lá há um mosteiro famoso pelo buraco de fechadura que proporciona uma visão em miniatura da basílica de São Pedro.
Na mesma área, há um centro de artes, o Centrale Montemartini, inaugurado em outubro passado no número 106 da Viale Ostiene.
Ali, o destaque é uma coleção de 400 esculturas antigas tiradas dos porões dos museus Capitolinos. Elas estão expostas naquela que foi a primeira usina de energia elétrica de Roma.
O contraste entre o mármore branco das esculturas e o negro das máquinas é surpreendente.
No maior salão do museu, os turistas podem subir uma escadaria e chegar à livraria no segundo andar ou à cafeteria no terceiro.
De ambas, você olha para baixo e avista um grande mosaico que retrata uma dramática cena de caça. A entrada no museu custa US$ 7. Mais informações pelo telefone local (39-6) 574-8030.
Ostia Antica -com uma imensa área de casas quase em ruínas, lojas e teatros que, depois de Pompéia, dão a melhor idéia do antigo modo de vida romano- fica a apenas 25 minutos de metrô do Montemartini.
Da estação Piramide, pegue o trem até a parada de Ostia Antica. A estação fica a uma curta caminhada do sítio arqueológico, que fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h.
Os ingressos custam US$ 4,65. Obtenha mais informações pelo telefone local (39-6) 5635-8099.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.