São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Castelo era a casa de veraneio de Hearst

Situado na cidade costeira californiana de San Simeon, local era frequentado por políticos e estrelas de cinema

Castelo, que tem vários tours, exibe mistura de estilos antigos; Hearst não era adepto de arte moderna, de seu tempo

FERNANDA EZABELLA

ENVIADA ESPECIAL A SAN SIMEON

Parece uma miragem. Da estrada, um castelinho branco desponta ao longe, entre as montanhas douradas da Califórnia, cercado por coqueiros. É a antiga casa de campo do magnata da mídia William Randolph Hearst (1863-1951), na cidade costeira de San Simeon, usada nos anos 1920 e 1930 para entreter seus amigos, como estrelas de cinema e políticos.
De perto, o castelo Hearst também surpreende, principalmente pela mistura de estilos antigos, às vezes de gosto duvidoso. Hearst, inspiração para "Cidadão Kane" (1941), não era adepto da arte moderna, contemporânea ao seu tempo, e sim entusiasta da mobília espanhola do século 17 e da tapeçaria flamenca do século 16.
Existe uma série de passeios guiados pela propriedade. Na casa principal, o visitante passa pelo grande salão onde Hearst recebia seus convidados para um drinque -e só um porque ele não tolerava gente bêbada. Ali Howard Hughes jogava pôquer, Winston Churchill fumava charutos e Charles Chaplin montava quebra-cabeças.
A "piscina de Netuno", ao ar livre, era a parte favorita de muitos visitantes. O nome vem de uma escultura inspirada na renascença italiana, instalada entre um templo grego e outro romano.
Em junho, os tours passaram pela primeira mudança em 50 anos, relaxando algumas regras. Agora é possível caminhar livremente após um passeio de 45 minutos. Não deixe de andar pelos jardins impecáveis e procure as esculturas egípcias de Sekhmet, deusa com cabeça de leão, com mais de 3.000 anos.


Texto Anterior: Chegue à cidade costeira em maria-fumaça
Próximo Texto: Área de Los Angeles alia praias, estradas cênicas e compras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.