São Paulo, Segunda-feira, 07 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANADÁ

Sol da meia-noite atrai para áreas geladas

Divulgação
Aurora boreal faz show de luzes coloridas no céu de Yukon


da enviada especial a Halifax

Dias com 24 horas de sol e temperatura de 8C em julho. Esse é o alto verão nas cidades do Círculo Polar Ártico, no noroeste do Canadá, uma opção de turismo exótico.
O show de luzes da aurora boreal é o principal atrativo de Yellowknife, capital dos Territórios do Noroeste, nascida e mantida com a mineração de ouro e diamantes. De lá é possível visitar um santuário de bisões e vários parques.
No Yukon, a vida silvestre é o forte. A Província contabiliza seis capricórnios e dois alces para cada um dos 33 mil habitantes, 24 mil na capital, Whitehorse. Ursos pretos e pardos completam a fauna.
Para os alpinistas, o Yukon oferece o monte Logan, o ponto mais alto do Canadá (5.971 m).
Em Nunavut, Província criada em abril passado, os inuits (esquimós) e sua cultura são um capítulo especial. A escultura em pedra ou ossos de peixes é uma tradição tão cultivada quanto contar histórias, bordar, tocar tambores, dançar e cantar os sons da garganta.
Os melhores hotéis de Nunavut estão em Cambridge Bay e Baker Lake, bons lugares para ver o sol da meia-noite em junho e julho.
Circular pelo Canadá ártico requer avião ou trenó puxado por cães. O ponto de partida, por avião, para Whitehorse, Yellowknife e Cambridge Bay é a cidade de Edmonton, em Alberta. Outras saídas possíveis para Nunavut são Winnipeg, Ottawa e Montreal.
Pacotes para Yellowknife estão sendo montados pela Canadá Turismo, que deve começar a oferecê-los pela Internet em julho (www.canadaturismo.com.br).

Leia mais na Internet - www.canadatourism.com/


Texto Anterior: Turismo ambiental vai de trem
Próximo Texto: Litoral Norte: É proibido plantar e pescar em Puruba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.