UOL


São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JÓIAS

Tombamento inclui Valparaíso (Chile) e Humahuaca (Argentina)

Humanidade ganha novos patrimônios

DA REDAÇÃO

Valparaíso, cidade chilena portuária, e a região da Quebrada de Humahuaca, na Argentina, foram declaradas patrimônio da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em uma cerimônia realizada na sede da organização na semana passada.
O tombamento dos lugares foi decidido por 21 membros do Comitê Executivo da Unesco, que analisaram a documentação apresentada pelas autoridades chilenas e argentinas, e aprovaram unanimemente o ingresso dos dois lugares na lista do patrimônio da humanidade.
Em Valparaíso, a região listada envolve a área do porto da cidade, famoso pelos seus 16 elevadores multicoloridos. A geografia de Valparaíso, que tem 42 montes, sobre os quais a cidade se espalhou, tornou necessário o surgimento dos elevadores. O primeiro, o do monte Concepción, foi inaugurado em 1883. Quarenta anos depois, a cidade tinha 30 elevadores. Hoje, 16 deles estão em funcionamento.
Espera-se que a designação estimule o turismo e a obtenção de recursos para a conservação.
Já em Quebrada de Humahuaca, o reconhecimento foi feito em razão do "valor excepcional" desse sítio histórico que fica na Província de Jujuy (noroeste). Esse é o oitavo lugar na Argentina inscrito na lista de patrimônio, na qualidade de "itinerário cultural".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Inglaterra: Clarence House abre pela primeira vez
Próximo Texto: Arte aborígene traça história na pedra
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.