São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Município terá "vouchers"

DA ENVIADA ESPECIAL

Até o final do ano, Brotas deverá ter implantado um sistema de "vouchers" para controlar o número de pessoas que podem visitar determinada atração em dado horário e assim minimizar os impactos ambientais do turismo.
Os "vouchers" serão comprados pelas agências, segundo o consultor de direito ambiental e turístico João Allievi, contratado pela Embratur para ajudar a elaborar uma política municipal de turismo sustentável em Brotas.
Allievi diz, por exemplo, que o número de pessoas que descem o rio não será reduzido, mas controlado, para o conforto e a segurança dos turistas. O projeto, encabeçado pelo Conselho Municipal de Turismo, deve virar lei municipal. A prefeitura licenciará as atividades. Além de evitar o impacto, o objetivo é melhorar a qualidade de serviços e segurança. Para elaborar o plano, foram organizados grupos de trabalho com agências e hoteleiros e pesquisadores da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) analisaram os atrativos.
Allievi afirma que sempre houve preocupação em desenvolver o turismo sustentável na região. "A atividade surgiu do trabalho dos brotenses. Disseram que ia começar a haver problemas; mas os próprios brotenses estavam pensando num sistema com regulamentos", diz. (CKT)


Texto Anterior: Inverno em Brotas leva a passeios no seco
Próximo Texto: Veja como chegar à cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.