São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte praticado no rio Novo em percurso de cerca de três horas é uma versão mais emocionante do bóia-cross

Acquaride alivia calor intenso do Jalapão

ADRIANA FERREIRA
ENVIADA ESPECIAL AO JALAPÃO

O acquaride é um daqueles esportes radicais que não precisam ser praticados por pessoas experientes ou corajosas. Até quem não sabe nadar pode descer um rio deitado numa bóia.
Praticada em rios com ou sem corredeiras, a modalidade é uma versão mais emocionante do bóia-cross, no qual a pessoa desce sentada em uma bóia redonda. No acquaride, o aventureiro percorre o rio deitado em uma bóia mais estreita e controla a direção com as mãos, que servem de remo, e pressionando a parte interna dos joelhos na bóia.
Para quem quer praticar o esporte e ainda tem tempo para conhecer um lugar ainda pouco explorado, uma boa dica é a chapada do Jalapão, região de cerrado que fica no Tocantins a 300 km da capital, Palmas, e é repleta de cachoeiras, rios e corredeiras.
Bahia, Maranhão e Piauí são os Estados que fazem divisa com o Jalapão, que também está na rota do Rally Internacional dos Sertões, prova que percorre o Brasil de uma ponta a outra e é a mais importante corrida off-road da América Latina.
Por aí já dá para perceber que chegar até lá é tarefa para "profissional". A maior parte do percurso que leva até o Jalapão é feita em estradas de terra esburacadas e sem sinalização. Por isso o mais indicado é ir munido de mapa, contratar um guia para os passeios locais e fazer a viagem em um veículo 4x4.
Há duas opções de hospedagem nos limites do parque. Uma delas é a pousada do Jalapão, entre as cidades de Mateiros e São Félix (veja quadro nesta pág.).
A outra é o Safári Camp Korubo, um acampamento montado às margens do rio Novo.
Tanto a pousada quanto o camping oferecem transporte de Palmas até o Jalapão, guias para os passeios e programações de rafting, bóia-cross e acquaride.
Se a intenção é praticar todos esses esportes de aventura, então vale a pena ficar na pousada, localizada no mesmo terreno da cachoeira da Velha, a maior queda-d'água do rio Novo, com 25 m de altura em formato de ferradura. Ali há programações de rafting e bóia-cross.

Camping
Falar em acampar assusta os que gostam de água quente, camas limpas e comida bem-feita. Mas, no caso do Safári Camp, não há com o que se preocupar. O local funciona num esquema "cinco estrelas" e possui barracas com camas de armar e roupa de cama, banheiro limpo, chuveiro portátil, que esquenta com o calor do sol, e um cozinheiro encarregado de preparar deliciosos pratos no camping e durante os passeios.
A vantagem de escolher o acampamento é poder ficar às margens do bonito rio Novo, principalmente quando se leva em conta que, no Jalapão, a temperatura é em média de 30C.
Também é nessa região do rio, próxima ao camping, que ocorrem as descidas de bóia-cross e acquaride. O camping fornece capacete, protetor para os joelhos, luvas e colete salva-vidas para cada participante. O guia acompanha a descida e dá orientações sobre como fazer o percurso de 6 km, que dura três horas.
Não há nenhum segredo. Tirando os cuidados que se deve ter ao passar pelas únicas duas corredeiras, cujas quedas são bem pequenas, o restante da descida é feita num rio de água tranquila e transparente, cercado de árvores e prainhas de areia branca e fina.
Também vale a pena incluir no roteiro uma visita ao Fervedouro e à cachoeira da Formiga. O Fervedouro, a nascente do rio Carrapato, é um poço de água transparente cuja atração é a pressão que vem do fundo e forma bolhas, tornando impossível o mergulho. A cachoeira da Formiga tem água morna de cor azul-turquesa.


Safári Camp Korubo: Tel. 0/xx/11/ 3667-5053; www.korubo.com.br.

Adriana Ferreira viajou a convite da Ambiental e da TAM



Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Dunas incitam sandboard
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.