São Paulo, Segunda-feira, 08 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMAVERA EM PRAGA
Cidade é barata comparada a outras capitais européias, mas preços podem variar bastante
Cerveja e carne compõem mesa tcheca

em Praga
As cervejas tchecas são consideradas umas das melhores da Europa. Um orgulho para o país, que, segundo dados extra-oficiais, registra o maior consumo per capita de cerveja do mundo.
Diz-se que os tchecos bebem em média 157 litros de cerveja por ano, o que corresponde a pouco menos de meio litro por dia.
A variedade é grande. Entre as marcas apreciadas estão a Pilsner e a Budweiser Budvar. A bebida é servida de duas maneiras: em copos de meio litro, chamados velké (grande), ou de 330 ml, chamados malé (pequeno).
Outra bebida típica é o becherovka, um licor forte feito à base de ervas. Depois da cerveja, tem a preferência nacional e costuma ser servido como aperitivo ou após a sobremesa.

Carnes
A cozinha tcheca se parece bastante com a alemã e com a austríaca. É farta em carne de todos os tipos, principalmente de porco ou de vaca, servida quase sempre com arroz, batatas e bolinhos, e inclui poucos vegetais. Entre os pratos mais comuns, destaca-se o goulash, feito com molhos diversos. Nas ocasiões especiais, a carne de caça é o prato principal.
A maior especialidade da culinária são mesmo os bolinhos, que podem ser salgados ou doces, feitos com frutas. As salsichas e as linguiças tchecas são famosas, e as sopas também integram o cardápio normal.
Nos últimos anos, com o crescimento da indústria do turismo, novos restaurantes e bares foram abertos na cidade. Mas o serviço, em muitas ocasiões, desaponta pela demora ou pelo jeito pouco simpático dos funcionários.

Quanto custa
Praga tem fama de ser barata, e é mesmo, se for comparada a outras capitais européias. Mas, dependendo do lugar, o preço de um mesmo produto pode variar absurdamente.
Um café pode custar entre 15 e 25 coroas (um dólar americano vale cerca de 35 coroas) em um bar comum ou até 50 coroas em um ponto turístico.
Uma cerveja pode ser encontrada por 12 coroas nos bares próximos da universidade, ou por até 50 coroas em outros locais.
O preço de uma refeição em Praga varia de 100 a 200 coroas. Em restaurantes para estudantes, é possível gastar uma média de 50 coroas, menos que um Big Mac, vendido a 56 coroas. Em restaurantes sofisticados, um jantar para dois sai por até 2.000 coroas.
Os ingressos para os programas culturais também variam. Lugares em uma grande casa de ópera custam de 400 a 950 coroas.
Para assistir a peças de teatro, musicais ou espetáculos de marionetes, é possível pagar entre 350 e 500 coroas.
Passeios de barco pelo rio Vltava valem cerca de 550 coroas e os tours pela cidade, entre 400 e 600 coroas.
(JOSÉLIA AGUIAR)


Texto Anterior: Desgosto deu força à obra do escritor
Próximo Texto: Key West é uma festa: Parada da Fantasia atrai mais de 50 mil a cidade da Flórida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.