São Paulo, quinta-feira, 08 de dezembro de 2005

Próximo Texto | Índice

PORTOS BRASILEIROS

Brasileiro toma gosto por onda marítima; nesta temporada, estima-se o embarque de 200 mil passageiros

Cruzeiros rendem várias viagens em uma

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Os cruzeiros marítimos entraram definitivamente nos planos de férias do brasileiro, e são 128 as escalas confirmadas no país.
Na temporada 2005/2006, o setor crescerá 43%, pois estimados 200 mil passageiros embarcam num dos nove transatlânticos que percorrem o litoral, contra 140 mil viajantes no período 2004/2005.
Na bagagem, além da possibilidade de percorrer os 8.000 quilômetros de costa, de conhecer cidades importantes, redutos históricos e praias idílicas, está o conforto propiciado por uma viagem num grande navio, onde o passageiro não precisa a todo momento fazer check-in e check-out nem se preocupar com o que vai programar para a sua noite de lazer ou em que local irá jantar.
Há ainda a tranqüilidade da segurança e a possibilidade de planejar os gastos sem surpresas.
Resta fazer as contas e decidir que rumo tomar: há cruzeiros de três a nove noites; que seguem para o Nordeste ou exploram o Rio e os balneários vizinhos. Outros viajam na direção sul, chegando a Punta del Este e a Buenos Aires.
Esta edição de Turismo dá dicas sobre destinos brasileiros, ajudando a definir a escolha de excursões -oferecidas pelo navio ou feitas por conta própria- em Santos, Ilhabela, Rio, Arraial do Cabo, Búzios, Paraty, Fernando de Noronha e Salvador.
Mostra ainda alguns dos roteiros temáticos bolados pelas companhias de navegação, que incluem cruzeiros gastronômicos, para solteiros, com shows de músicos brasileiros e até aqueles capitaneadas por DJs celebrados.
E, como muitos desses navios singram o mar Mediterrâneo antes da travessia rumo ao Brasil, leia também sobre Veneza, Bari, Dubrovnik, Santorini, Atenas e Corfu, alguns dos destinos mais freqüentes do Velho Mundo.


Silvio Cioffi, editor de Turismo, viajou a convite da MSC Cruzeiros

Próximo Texto: Portos brasileiros: Navios têm poucos lugares em dezembro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.