São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIAMI DE SALTO ALTO

Kitesurfe, mergulho e passeios de veleiro estão entre as atividades que têm o mar como cenário

Diversão e esportes são movidos a água

Silvio Cioffi/Folha Imagem
A baía de Biscayne, que centraliza a prática de esportes aquáticos na cidade, é vista a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental


DA ENVIADA ESPECIAL A MIAMI

A localização de Miami, flanqueada pelo oceano Atlântico e pela baía de Biscayne, aliada ao clima subtropical com temperatura média anual de 23C, permite uma série de atividades aquáticas. Há diversão de sobra tanto para os aventureiros como para os que não se ligam numa adrenalina.
Na onda dos esportes radicais, o "parasailing", vôo em pára-quedas puxado por lancha, proporciona uma bela vista da cidade. Na Hobie Beach, em Key Biscayne, catamarãs e outros veleiros zarpam por a partir de US$ 40.
Uma outra opção para quem gosta de aventura é o kitesurfe, que é uma versão do windsurfe e significa velejar puxado por pipas. Aulas e aluguéis de equipamentos para a prática do esporte, que virou moda em Miami, estão disponíveis em vários pontos da cidade.
Saindo da superfície para as profundezas do mar, podem surgir várias outras surpresas durante um mergulho para apreciar recifes naturais e artificiais.
Cardumes de peixes nadam pelos mais de 30 navios, tanques, estruturas de concreto, pedra calcária e outros objetos que afundaram na costa de Miami. Uma das rotas mais populares dos mergulhadores é o Wreck Trek (trilha de embarcações afundadas), próxima de Miami Beach, um pouco ao norte do bairro Art Déco.
É possível conhecer parte da história de Hollywood no cargueiro Tortuga, de 55 m, afundado para as filmagens de "Atração Explosiva" (1995), com Cindy Crawford. Em Key Biscayne, os navios Half Moon e Germania já entraram para a lista das riquezas arqueológicas da região.
Mas ao visitante que prefere ficar por cima da água, a dica é alugar um barco e navegar pela baía de Biscayne, apreciando a vista da cidade, ou ainda explorar ilhas desabitadas. Interessados podem alugar, na Miami Beach Marina, um veleiro completo, a partir de US$ 249 por quatro horas, com um capitão a bordo.
Para selar o caso de amor da cidade com as águas, de 12 a 17 de fevereiro se repetirá o Miami International Boat Show, uma feira náutica que existe há 60 anos. Mais de 2.300 fabricantes mostram, no Centro de Convenções de Miami Beach, as novidades para cerca de 150 mil visitantes.
(NOELI MENEZES SOARES)


Texto Anterior: Exibições em cartaz em 2004
Próximo Texto: Pacotes para Miami
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.