São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO DA FRANÇA
Desde 43 a.C., cidade é parada de viajantes que circulam entre o Mediterrâneo, leste da Europa e Paris
Descubra as passagens secretas de Lyon

MARIANE COMPARATO
enviada especial a Lyon

Encravada no encontro entre os rios Saône e Ródano, Lyon nasceu em 43 a.C., já como ponto estratégico na Europa. Mais tarde, tornou-se o elo de ligação do Mediterrâneo e do leste da Europa com Paris. Era uma cidade de passagem, de parada obrigatória.
Lyon acolhia, naquela época, feiras internacionais anuais. Comerciantes e banqueiros italianos e alemães se instalaram na cidade, que conheceu grande prosperidade até o século 18.
Após um declínio, a parte antiga de Lyon foi totalmente recuperada nos anos 60 e se tornou um dos bairros mais charmosos da cidade.
Um dos bairros mais pitorescos da cidade é o Vieux Lyon, ou Velho Lyon. Estreito, o bairro fica prensado entre a colina de Fourvières e o rio Saône.
Para poder acomodar mais gente, há apenas ruas longitudinais.
O turista desavisado é capaz de passear pelo bairro e não ver a característica mais interessante de Velho Lyon: as chamadas "traboules" (do latim "trans ambulare", que significa atravessar). São passagens construídas entre os prédios que permitem passar de uma rua a outra.
Nelas, o visitante vai descobrir muitos pátios internos, esculturas, escadas em forma de espiral e até poços antigos.
O interessante é que todas essas passagens pertencem ao espaço dos prédios e, portanto, têm portas. Por meio de um acordo com os habitantes do bairro, a prefeitura de Lyon conseguiu que as portas ficassem destrancadas durante o dia em troca da limpeza periódica dos locais.
Não hesite em entrar pelas portas que vir, basta apertar o botão da entrada e fazer um ziguezague entre as ruas Saint-Jean e du Boeuf. Não deixe de entrar no número 16 da rua du Boeuf: um pátio interno apresenta uma torre antiga totalmente recuperada. A "traboule" mais comprida fica no número 54 da rua Saint-Jean.
Lugares a descobrir
Lyon soube conservar seu patrimônio. Não deixa de ser impressionante ver espetáculos no teatro mais antigo da França, com "apenas" 2.000 anos de idade.
Pela cidade inteira, há muros pintados com motivos da história de Lyon. O escritório de turismo da cidade propõe um itinerário pelos mais interessantes deles.
Há muitos lugares pitorescos a descobrir, como a ladeira do Gourguillon, onde foi filmado "A Insustentável Leveza do Ser" (1988), dirigido por Phil Kaufman e estrelado por Daniel Day-Lewis e Juliette Binoche.


Mariane Comparato hospedou-se em Lyon a convite da Maison de la France


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.