São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No entorno de LA, vale é lar de personalidades

DO ENVIADO ESPECIAL

Los Angeles foi fundada em 1779 e, um século depois, em 1873, recebeu pioneiros que ali se estabeleceram para minerar ouro ou plantar laranjas (com sementes vindas da Bahia).
Pouco depois, em busca de sua luz rosada, chegou o cinema, que em 1910 reuniu no entorno da cidade, ao lado das montanhas de Hollywood, nomes como Charlie Chaplin, Mary Pickford, Douglas Fairbanks Jr. e Rodolpho Valentino. Para sempre, o cinema transformou a cidade, e a cidade transformou o cinema.
Do outro lado da câmera, o grande cineasta pioneiro foi David W. Griffith, que, em 1915, realizou o grande épico "O Nascimento de uma Nação", abrindo caminho para uma série de estúdios florescerem, fazendo fama e fortuna de empresários como Samuel Goldwyn e Louis B. Mayer.
Mais um século de transformações hollywoodianas e Los Angeles forjaria personalidades como a de Ronald Reagan, ator e líder sindical que chegou à presidência dos Estados Unidos.
Reagan, que morreu neste ano em sua residência próxima ao vale de Santa Ynez, era quase vizinho de outra personalidade, o controvertido popstar Michael Jackson, cujo sítio Neverland (ou "Terra do Nunca") também fica nos arredores da cidadezinha de Solvang, fundada por dinamarqueses.
Assim, cruzar o vale é, além de observar propriedades e sede de fazendas, visitar vinhedos como o Sunterra. (SC)


Texto Anterior: SoCAL: Vinícola em Santa Ynez faz vinho orgânico
Próximo Texto: Bons hotéis "despencam" sobre o mar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.