São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

ÁFRICA DO SUL

Exposição deixa quadros contra a parede

DA REUTERS

Um museu na África do Sul colocará obras de arte contra a parede. Uma exposição com quadros holandeses do século 17, cujas pinturas estão voltadas para a parede, impossibilitando o público de mirar o trabalho dos artistas, será aberta na Cidade do Cabo.
O curador de "Flip", Andrew Lamprecht, diz que a mostra, que entrará em cartaz no mês que vem, é uma intervenção artística conceitual em uma das melhores coleções de arte do país.
A coleção Michaelis, exibida na antiga Prefeitura da Cidade do Cabo, inclui trabalhos de mestres holandeses e flamengos. Entre os nomes reunidos, estão Frans Hals, Jan Steen e Anthony van Dyck. O conjunto é visto como um dos melhores do gênero dentro e fora da Holanda.
Lamprecht afirma que a idéia de virar as obras para a parede intenta forçar os freqüentadores de galerias a reconsiderarem os seus preconceitos sobre arte e seu legado na África do Sul.
Ele acrescenta que o reverso das pinturas revela uma riqueza de detalhes que normalmente não é vista pelo público, de tentativas de preservação dos quadros a anotações de vários colecionadores. "São essas as coisas fascinantes que podem ser vistas por trás."
As entradas serão gratuitas, mas Andrew Lamprecth diz que donativos seriam bem-vindos.


Texto Anterior: México: Turismo deve ter investimento de US$ 2 bilhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.