São Paulo, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOS BÁLCÃS

Região de Kras esconde milhares de cavernas

Platô é cravejado de grutas esculpidas pelo rio Reka, que some ali e ressurge, 40 km depois, na Itália

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA ESLOVÊNIA

A região de Primorska é uma estreita e longa faixa a oeste do país, que passa pelas paisagens do Kras (também conhecido como Carso) e pelo vale do Soèa. Não deixe de visitá-los.
Para ir ao Kras, desça rumo ao litoral até chegar ao terreno que o caracteriza: um platô de rocha calcária repleto de grutas e mais de 8.000 cavernas.
Entre elas, vale destacar o parque Skocjanske, pela beleza e pelo fato de ter sido declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986.
No interior das cavernas há gigantescos salões e ricas formações espeleológicas que foram esculpidos pelo intrigante rio Reka, que cruza essas formações e desaparece, emergindo novamente a 40 km dali, já em terras italianas.

Mesa
Em Kras, o solo proporciona condições únicas ao cultivo do exclusivo e renomado vinho Kraski Teran - um tinto encorpado feito de uva rubi vermelha, que só cresce na região.
Outra especialidade originária dali é o PrÜut um presunto defumado que, segundo os locais, ganha sabor graças aos ventos burja, que sopram de nordeste, tornando o clima extremamente frio.
Parte do platô, hoje seco e dominado por formações rochosas, já foi ocupada por uma floresta de carvalhos, totalmente devastada e sobre a qual flutua atualmente a cidade de Veneza.

Soèa
O rio Soèa (diz-se sotcha), internacionalmente conhecido como rio Esmeralda, deve seu apelido à coloração única de suas águas, num misto de verde-água e turquesa.
A pequena vila de Bovec (diz-se bovets), às margens do rio, é conhecida como capital do alto vale do Soèa e é o ponto de partida para os que querem explorar as suas águas.
Muitos visitantes vão a Bovec entre abril e outubro, período propício para a prática de esportes aquáticos. O rio é conhecido pelos amantes de rafting e canoagem, com diferentes graus de dificuldade.
A região também é muito freqüentada para a prática de canyoning, com estreitas gargantas entre as rochas montanhosas, poços naturais com água cristalina e lindas cachoeiras.
Para os mais "terrestres", mas que também querem conferir as belezas do Soèa, mountain-bike e trekking ao longo do vale são ótimas pedidas.


Texto Anterior: Miúda, Eslovênia é o terceiro país mais verde da Europa
Próximo Texto: Nos Bálcãs: Montanhas definem a vida a céu aberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.