São Paulo, Segunda-feira, 10 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área é do tamanho do Uruguai

da enviada especial

O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo, com 200 mil km2, área equivalente à do Uruguai. A maior parte está no Brasil e o restante, na Bolívia e no Paraguai.
A região é banhada por afluentes do rio Paraguai e tem duas estações: a da seca (de março a outubro) e a das cheias (de outubro a março), quando chove bastante.
Conforme a época do ano, muda a vegetação. Em setembro, por exemplo, o local se enche de flores, particularmente das do ipê-roxo.
Há no local espécies próprias do cerrado, com árvores baixas, de terrenos alagadiços e também da flora amazônica, no Pantanal do Mato Grosso.
As plantas, muito utilizadas pelo pantaneiro, colorem até a culinária. Para ficar em um exemplo, o pequi, uma frutinha amarela e levemente azeda, muito popular por lá, vai para a panela junto com arroz ou frango.

Gado
Graças ao sobe-e-desce das águas, que fertilizam o solo, e a grandes extensões planas, o Pantanal tem grande vocação para a pecuária. Você sempre vê bois e vacas pastando, muitos da raça zebu.
Ao longo da BR-262, desfila uma infinidade de porteiras. Cantores como Almir Sater e Sérgio Reis têm fazendas perto da Caiman. Mas, como as distâncias são grandes, encontrá-los pode ser mais difícil do que ver uma onça.


Texto Anterior: Escolha em qual das pousadas se hospedar
Próximo Texto: Pacotes para o refúgio ecológico Caiman
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.