São Paulo, segunda, 10 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A ILHA Cidade é de 1883

Mar diáfano e resorts são
patrimônio de Varadero

Cubana prepara charuto artesanal no hotel Meliá las Américas, na cidade de Varadero do enviado especial a Cuba

Varadero é uma espécie de Cancún cubana, mas sem as milhares de opções de compras que o resort mexicano oferece. Localizado a 170 km de Havana, o destino turístico cubano é dominado por praias cristalinas e grandes hotéis.
Boa parte deles trabalha com o sistema "all inclusive", que inclui todo tipo de despesa (refeições, lazer e todo tipo de comodidade).
A cadeia espanhola Meliá domina a região de praias da cidade, com vários hotéis cinco e quatro estrelas, mas o monopólio foi questionado em maio de 1997 com a instalação do Club Med.
Os brasileiros que optarem pelo Med estarão bem à vontade já que, apesar de a língua nacional do hotel ser a francesa, vários de seus funcionários, inclusive o gerente Áureo Stern, são brasileiros. As diárias, com tudo incluído, custam US$ 83 (baixa estação) e US$ 112 (alta estação).
O Club Med oferece ainda um pacote com passagem aérea e estada por uma semana; o preço pode ser dividido em quatro parcelas.
Varadero foi fundada em 1883 por dez famílias da cidade de Cárdenas, mas só depois da Segunda Guerra Mundial se tornou balneário (no auge da economia cubana, os mais abastados veraneavam na Europa).
A parte "urbana" da cidade é coberta por flamboiaiã vermelhos e ocupada ainda por velhas charretes e grandes casarões de madeira (bangalôs), que abrigam restaurantes ou pequenos hotéis. (CELSO FIORAVANTE)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.