São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTUGAL

Obras custaram 2,3 mi

Mosteiro dos Jerônimos restaura seu claustro

DA REDAÇÃO

O claustro do Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, concluiu sua minuciosa restauração na semana passada, após cerca de quatro anos de obras, que custaram 2,3 milhões (cerca de US$ 2 milhões). O monumento, construído em 1517 a mando do rei dom Manuel, é Patrimônio da Humanidade desde 1983.
A restauração foi realizada pelo Instituto Português do Patrimônio Arquitetônico, que financiou um terço da obra, e pelo Fundo Mundial de Monumentos de Portugal (WMFP), uma associação integrada por entidades portuguesas e internacionais que financiou o restante da restauração.
As entidades também realizaram pesquisas históricas, um estudo da construção do edifício e uma análise e uma caracterização dos materiais do prédio e das formas de degradação ali existentes.
O processo de restauração incluiu a limpeza geral das superfícies, a correção dos detalhes degradados, o tratamento de juntas e a aplicação, nas zonas exteriores, de uma capa de proteção resistente à água.



Texto Anterior: Fernando Gabeira: Romário e Felipão protagonizam um psicodrama nacional
Próximo Texto: Panorâmica - Neve: Agência dá desconto para pacotes de esqui em março
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.