São Paulo, segunda, 11 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAY
Conferência, festival de cinema e vídeo, olimpíada, shows e festas movimentam o calendário do segundo semestre
Vai ter agito até no castelo da Cinderela

ANDRÉ FISCHER
free-lance para a Folha

O próximo verão no hemisfério Norte dá sinais de que será o mais quente do século. Os responsáveis não são fenômenos meteorológicos, mas os milhões de viajantes gays responsáveis pelo boom de eventos que vem agitando a indústria do turismo mundial.
Um variado cardápio, que inclui festivais, circuitos de festas e uma pitada de ativismo, contempla todos os tipos e gostos.
Os mais de 100 mil turistas que lotaram Orlando em 97 fizeram com que a Disney estendesse o Disney Gay Day, no primeiro fim de semana de junho, para quase uma semana de festas e eventos em seus parques temáticos.
Agora, a programação começa no dia 4 no Animal Kingdom, parque inaugurado em abril.
No dia seguinte, os estúdios MGM serão abertos exclusivamente para a turma do arco-íris.
O tradicional Gay Day, no dia 6 de junho, é o único em todo ano em que cabelos coloridos e roupas espalhafatosas são permitidos no familiar Magic Kingdom.
Estão previstas para esse dia paradas especiais com os famosos personagens confraternizando com gays, lésbicas e drag-queens.
Vários grupos estão marcando pontos de encontro em locais distintos da Disney da Flórida: às 10h frequentadores de salas de IRC gay da Internet se reúnem na porta do parque, e associações de jovens homossexuais se encontrarão às 11h atrás do castelo da Cinderela.
A programação termina no dia 7 com uma dezena de festas após a jornada gay no Epcot Center.
Tudo isso é apenas o abre-alas para o mês do Gay Pride.
O Dia do Orgulho Gay vem sendo comemorado com entusiasmo crescente e com uma tradicional parada nas principais ruas das mais importantes cidades do mundo. Na edição deste ano, centenas de milhares de pessoas devem se reunir no dia 28 de junho na Karket Street de San Francisco e na 5ª Avenida de Nova York. E são esperados alguns milhares na avenida Paulista, em São Paulo.
Mas a maior celebração deste ano deve mesmo acontecer em Londres.
O Gay Pride inglês acontece no dia 4 de julho e vai percorrer o roteiro entre o Parlamento e Hyde Park, onde acontecerão shows-surpresa. No ano passado, George Michael e Elton John fizeram seus concertos gratuitos para cerca de 200 mil fãs militantes.
Esse boom de visibilidade e a própria existência de uma cultura gay serão discutidos na 1ª Conferência Mundial sobre Cultura Gay e Lésbica, em Estocolmo, entre os dias 20 e 23 de julho.
Uma infinidade de palestras reunirá artistas, ativistas, músicos e escritores em torno dos temas mais diversos.
Há workshops como "Organizando Eventos para Levantar Fundos", "Cultura Gay no Cyberespaço", "Literatura Lésbica", "Machismo Gay" e "Homocultura na América Latina".
Outra série de festas e paradas encerrará o evento no final de semana de 24 a 26 de julho.

Competição esportiva
Mas o evento que deve reunir o maior número de militantes neste ano são os Gay Games, os Jogos Olímpicos Gays, que se realizarão em Amsterdã de 1º a 8 de agosto.
A grande vantagem desses jogos sobre as Olimpíadas tradicionais é que qualquer um pode participar, independente de idade, condição física ou orientação sexual. E até a escolha do sexo em que deseja concorrer é facultativa.
Além dos esportes olímpicos, haverá competições de patinação no gelo, pingue-pongue, fisiculturismo e aeróbica.
Os Gay Games terminam durante o simpático Gay Pride Weekend, que acontece nos canais da cidade.
Passado o alto verão, quando até mesmo os nova-iorquinos mais ufanistas deixam a cidade para fugir do calor sufocante, é hora de aproveitar os últimos dias antes da volta das férias.
No primeiro domingo de setembro, véspera do feriado norte-americano do Dia do Trabalho, acontece a grande festa anual das drag-queens. Trata-se do Wigstock, cujo nome vem da contração da palavra "wig", que significa peruca, e "Woodstock", símbolo dos grandes encontros musicais. No começo dos anos 90, o evento acontecia numa praça do East Village, mas o sucesso crescente obrigou a mudança para o espaço Dier, no lado oposto do Village, na altura da Christopher St. O ingresso também deixou de ser gratuito. Uma pequena taxa de contribuição é sugerida para manter a megaestrutura dos shows.
Dezenas de artistas como RuPaul, Debbie Harry e Jimmy Sommerville, além da estrela Lady Bun, dão o ar da graça em performances com drag-queens e comediantes desde a manhã até a noite. O uso de perucas, recomendado, é um dos fatores de descontração entre o público e foi reforçado com a cena do sisudo prefeito Giuliani aparecendo em público de maquiagem e cabelos cor-de-rosa.

Festival português
Do outro lado do Atlântico, gays e lésbicas lusitanos correm para recuperar o atraso. Os militantes portugueses foram os últimos da Comunidade Européia a realizar um festival de cinema gay.
Provavelmente essa demanda reprimida tenha sido a grande responsável pela dimensão do 1º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, que surpreendeu todos os organizadores no ano passado.
Aproveitando o grande fluxo de turistas no país, trazidos pela Expo'98, que acontece na capital portuguesa entre maio e outubro, o festival preparou uma programação especial para sua segunda edição, que deve acontecer entre os dias 12 e 27 de setembro.
Entre filmes e vídeos dos cinco continentes, o Brasil estará em destaque na mostra de curtas do MIX Brasil na Cinemateca Portuguesa na última semana do evento, prometendo charme adicional ao turista brasileiro interessado nas liberais noites lisboetas do Bairro Alto.
Além disso, várias festas temáticas e fóruns de discussão farão parte da programação paralela, encerrando em grande estilo o verão que promete ser o mais gay da história.


Calendário
Disney Gay Day: de 4 a 7 de junho, em Orlando (Flórida)
Parada do Orgulho Gay; 28 de junho em San Francisco, Nova York e São Paulo
Gay Pride: 4 de julho, em Londres
1ª Conferência Mundial sobre Cultura Gay e Lésbica: de 20 a 23 de julho, em Estocolmo
Gay Games: de 1º a 8 de agosto, em Amsterdã
Wigstock: 4 de setembro, em Nova York
Festival de Cinema Gay e Lésbico: de 12 a 27 de setembro, em Lisboa


Reservas
Álibi Turismo, tel. (011) 214-3375
Interainbow, tel. (011) 214-0044
Tropicals Via, tel. (011) 556-32481


Informações na Internet
http://www.gayday.com
http://www.gaygames.nl



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.