São Paulo, quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A pé ou de metrô, Paris se revela disponível

Não deixe de caminhar às margens do rio Sena

DO ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Com uma rede que se estende por 200 km, não é preciso andar mais de 500 metros para encontrar, em Paris, uma estação de metrô.
Geralmente, as estações mais tradicionais têm sinalização e mobiliário urbano em estilo art déco.
Caso sua visita à Cidade Luz ocorra nos meses mais frios do fim do ano, pode ser que você tenha que recorrer ao metrô e não consiga explorar a capital da França da maneira mais divertida: andando às margens do Sena.
Visitar a catedral de Notre Dame, que ganhou os atuais contornos arquitetônicos por volta de 1250, e seguir andando pela margem esquerda do rio para atravessar a ponte Neuf e ver o museu do Louvre é, quando o tempo permite, um passeio notável.
Do lado oposto, o museu d'Orsay (www.musee-dorsay.fr), instalado numa antiga estação ferroviária, exibe óleos de Van Gogh, Toulouse-Lautrec e vários outros.
Outra volta a pé leva à praça Vendôme, um complexo arquitetônico que remete à época do rei Luís 14.
Ali ficam o hotel Ritz, no número 15, e, no centro, uma curiosa coluna de 43,5 m, construída entre 1806 e 1810 para homenagear Napoleão.
Na altura do número 7 da rua de Castiglione, perto da coluna da praça Vendôme, o hotel Lotti (www.hotel-lottiparis.com), que remonta a 1911, mantém um autêntico restaurante italiano.
Mais uma boa caminhada ou, se o tempo não permitir, uma ida de metrô até a praça de l'Opera e chega-se ao prédio do século 19 que o arquiteto Garnier concebeu para ser o maior teatro lírico.
Para compras, vá a uma das lojas das Galerias Lafayette (www.galerieslafayette.com) ou à Printemps (www.printemps.com/international). (SC)


Texto Anterior: Protestos não afastam interesse dos turistas
Próximo Texto: Sites de interesse
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.