São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado

Brasil é o 9º emissor de turistas aos EUA

POW WOW: No maior evento da indústria do turismo norte-americana, TIA anunciou que tenta isentar brasileiros de visto

SILVIO CIOFFI EDITOR DE TURISMO

""O que acontece em Las Vegas fica em Las Vegas", reza o dístico da cidade norte-americana conhecida mundialmente como paraíso do entretenimento e da jogatina. Não para Roger Dow, 63, presidente da Travel Industry Association of America (TIA; www.tia.org), que discorda do slogan, afirmando que "se não saiu na mídia, então não aconteceu". Las Vegas hospedou, entre 31/5 e 4/6, a 40ª edição do Pow Wow (www.powwowonline.org), o maior evento da indústria do turismo no país. Números divulgados na feira colocam o Brasil na 9ª posição entre os países que mais enviaram turistas aos EUA em 2007 (veja tabela ao lado). Os dados incluem Canadá e México, que fazem fronteira com o país. Mas, se por um lado, a atual administração Bush considera os números satisfatórios, com crescimento de 11% do total de visitantes em relação a 2006 -foram 51.063.290 turistas em 2006, contra 56.716.277 em 2007- , o desempenho dos EUA está abaixo do da concorrência. No período, o turismo mundial cresceu 35%. "Os números não são tão robustos como deveriam ser", disse Roger Dow, mencionando o dólar em baixa e criticando a dificuldade para obtenção de vistos e a recepção pouco amistosa nos aeroportos. "Isso pode nos custar bilhões de dólares por ano", disse Dow. "A atual administração precisa reconhecer o problema, e a TIA já se ofereceu para treinar o pessoal da imigração usando a expertise desenvolvida na recepção de hotéis e parques temáticos", afirmou, revelando que a Disney está produzindo um vídeo de boas-vindas para os passageiros que, nos aeroportos, enfrentam filas para mostrar passaportes.

Fim do visto já?
Outra novidade revelada durante o Pow Wow é que a TIA está fazendo lobby junto à administração Bush para incluir o Brasil no Visa Waiver Program, lista de 29 países que, criada em 1983, dispensa o turista de visto. "É inaceitável o que acontece no Brasil, onde passageiros esperam até três meses para obter visto para os EUA. Queremos que o governo tenha consulados com mais pessoal -consideramos que esse prazo não deve superar 30 dias."


O jornalista SILVIO CIOFFI viajou a convite do prêmio See America Travel Writer Award/2007, concedido pela Travel Industry Association of America (TIA)


Texto Anterior: Malecón é ponto de encontro da comunidade
Próximo Texto: Feira gera mais de US$ 3 bilhões em negócios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.