São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado

Las Vegas assiste a explosão no número de quartos de hotel

MILHARES: Estão sendo construídas 32 mil novas unidades de hospedagem; há, ainda, plano de erguer um novo aeroporto

DO ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

O espectro da crise econômica ainda ronda os EUA, mas, a despeito dela, em Las Vegas, onde quase 90% dos visitantes são norte-americanos, vive-se um "boom of rooms" (explosão de quartos), com gruas e construções por todos os lados.
Estão sendo edificados 32 mil novos quartos de hotel. Entre alguns dos empreendimentos mais significativos -já inaugurados ou quase concluídos- está o hotel Palazzo, aberto em janeiro e considerado o maior prédio ""verde" do planeta, que, totalmente concluído, terá 3.000 quartos.
Ele é gêmeo do mirabolante The Venetian, que recria Veneza e tem 7.000 apartamentos, além de 60 butiques de luxo e complexo de entretenimento.
A seguir vem o Trump International, que foi aberto em março com 1.300 apartamentos, todos para não-fumantes.
O Aliante Station, de 202 quartos, deve ser inaugurado em novembro. E há o Encore Wynn, que abrirá em dezembro, com 2.000 quartos.
Já o M Resort, de 400 apartamentos, será aberto no início de 2009. A expansão do Caesar Palace, cuja nova torre tem 650 quartos, deve ser inaugurada em meados do ano que vem.
O Fontainebleau, que também deve abrir em 2009, terá 3.800 apartamentos. O City Center, com quatro hotéis e 6.300 quartos, entra em funcionamento no final de 2009.
Até 2011, segundo o Las Vegas C&VB (www.visitlasvegas.com), outros 165 mil quartos de hotel serão edificados.
Hoje, dos 39 milhões de turistas que vêm a Las Vegas, 4,7 milhões são estrangeiros. Projeções para 2010 estimam que, em dois anos, os turistas internacionais serão 6,7 milhões.
Os norte-americanos devem bater a marca de 43 milhões, se o desempenho da economia não for pior que o esperado.
De olho nos turistas estrangeiros, que podem salvaguardar Las Vegas em caso de crise interna prolongada, a cidade, de 2 milhões de habitantes, planeja erguer um segundo aeroporto internacional -o Ivanpah Airport-, além de ter planos de expansão nos próximos 25 anos do MacCarran Airport.
Hoje, semanalmente, a cidade recebe 165 vôos vindos do exterior, num total de 25.564 assentos, o que torna o aeroporto de MacCarran o 14º mais movimentado do mundo.
Segundo o Las Vegas C&VB, além de mirar o turismo internacional, a cidade está priorizando o desenvolvimento de shows e outros tipos de entretenimento, pois não quer ser vista apenas como um paraíso dos cassinos. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Na internet: Nova página do turismo dos EUA custou US$ 3,9 milhões
Próximo Texto: Próximo: Miami será a cede do Pow Wow 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.