São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RORAIMA
Sem sinal para celular e com gerador desligado à noite, conecte-se com a natureza na serra de Tepequém

Antigo garimpo preserva história

DO ENVIADO ESPECIAL A RORAIMA

Na terra de Makunaima, o "grande criador", na cultura indígena, além dos mitos há muita história.
Nos anos de 1830, a mando da rainha da Inglaterra, Robert Shonburg andou pelas terras abaixo da Guiana e conheceu a região dos tepuis venezuelanos.
Avistou um paredão no meio do lavrado e deu a ele o nome de "Top of Queen" (topo da rainha, em português). Hoje chamado de serra de Tepequém, o lugar é freqüentado principalmente por quem mora na capital, Boa Vista, que fica a aproximadamente 220 km dali.
Entre 1934 e 1936, a região era um antigo garimpo de diamante. Hoje com poucas famílias no local, atrai pelo clima ameno e pela história do lugar.
Durante todo o ano, aventureiros tomam a cidade, e se misturam às gerações das famílias dos garimpeiros que ali ainda trabalham manualmente.

Contato, só com natureza
O contato com a natureza é intensificado, já que em Tepequém não há sinal de celular. Por ali, há apenas um telefone público, e a energia local é fornecida por um gerador que fica desligado do fim da noite até o amanhecer. As hospedagens são simples, mas oferecem conforto para os dias agitados.
Para se ter noção do paredão de pedra que caracteriza a geografia do lugar, é ideal seguir a trilha do Platô.
Depois de algumas horas de uma caminhada cansativa e bastante bonita, rodeada de espécies de orquídeas nativas, já dá para sentir a altitude -são mais de mil metros de altura da serra. É possível que você se sinta um tanto sem fôlego. Pela altitude -e pela paisagem.
(GUILHERME TOSETTO)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Pacotes para Roraima
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.