São Paulo, quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

noites felizes

Papai Noel atende no norte da Finlândia

CENÁRIO O ano todo, na Vila de Santa Claus Village, perto da cidade de Rovaniemi, o bom velhinho recebe turistas

DO INDEPENDENT

Turistas em busca da verdadeira experiência natalina encontram na Lapônia -uma vasta região no norte da Escandinávia que engloba partes da Noruega, da Suécia, da Finlândia e da Rússia- o local ideal.
Considerada a terra natal de Papai Noel, a Lapônia não oferece apenas um inverno cheio de neve, digno da morada do bom velhinho, como um grande leque de viagens relacionadas ao Natal.

Atrás do bom velhinho
A estação do turismo natalino começa no fim de novembro, com opções de viagem que vão desde saídas de um dia até passeios de três ou quatro noites. O norte da Finlândia oferece uma boa variedade de destinos, mas o mais famoso é a Santa Claus Village (www.santaclausvillage.info), próxima da cidade de Rovaniemi.
A vila pode ser visitada durante todo o ano, para encontrar o Papai Noel e conversar com seus elfos no grande posto de correio, que recebe cartas genuínas para o bom velhinho vindas de todo o mundo.
A Santa Claus Village também é um bom lugar para compras, com outlets de marcas fin

landesas. Todos os anos, a vila se prepara para a estação natalina, com desfiles de elfos e outras atrações. Neste ano, o começo da estação será no próximo dia 28.
Também é possível visitar o Papai Noel em locais mais quietos, com uma vocação mais rural, perto de aeroportos alternativos nas cidades de Ivalo, Kittila e Kuusamo.

Emoção no gelo
Quem busca programas com mais adrenalina pode esquiar nas montanhas suecas. A Kebnekaise é a montanha mais alta da Lapônia.
A cerca de 150 km do Círculo Ártico, o local oferece boas opções de esportes de inverno a partir de um lodge operado pela Associação de Turismo Sueca (www.svenskaturistfo reningen.se).
Da base da montanha, guias levam visitantes a tours de aventura, incluindo passeios que combinam escaladas de rochas e glaciares e descida sobre esquis.
Outra opção é passear pela paisagem da Noruega puxado em um trenó por cães husky. Um dos melhores locais para agendar um passeio de trenó é Engholm's Husky Lodge (www.engholm.no), perto da cidade de Karasjok. São oito cabines, todas construídas a mão, em uma fazenda de cães husky.
O visitante passa uma noite ali antes de sair em um safári guiado na neve de três dias, com seu próprio time de quatro a seis cães.
A viagem inclui duas noites em uma cabine na natureza e provisões. No retorno, o turista se despede do frio intenso com sauna e um jantar quente.
Outro programa que agrada aventureiros são os passeios à meia-noite em snowmobile- veículo motorizado para deslizar sobre a neve-na cidade fin landesa de Kemi.
Em dezembro, a Safaris Unlimited (www.safarisunlimited.fi) tem passeios de cerca de uma hora e meia por campos de gelo todas as segundas, terças, sextas e sábados.

Aurora boreal
A época do Natal não é a melhor para observar a famosa aurora boreal, normalmente avistada ao longo da Lapônia entre agosto e abril. As melhores épocas para observar esse fenômeno são o outono e a primavera.
Na Finlândia, a Kakslauttenen Holiday Village (www.kakslauttenen.fi) está entre os principais locais para observar a aurora boreal.
A 30 minutos do aeroporto de Ivalo, e a 80 km da fronteira com a Rússia, o resort foi o pioneiro no conceito de iglus de vidro, que permitem que o visitante observe o céu enquanto está deitado na cama.
Uma novidade nesta temporada é o ônibus "Sky Panorama", completo, com uma bela vista do céu. Assim, se as luzes da aurora boreal se mostrarem esquivas, os turistas podem serem levados para uma verdadeira "caça às luzes".


Texto Anterior: Data pode ser oportunidade para conhecer outro país
Próximo Texto: Internacional: MoMA celebra os 90 anos da Bauhaus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.