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ARTIGO
Alguns pontos fundamentais do budismo tibetano
CHAGDUD TULKU RINPOCHE
O budismo é uma tradição espiritual e filosófica que, por quase
3.000 anos, tem capacitado os praticantes a eliminar os venenos internos da mente e hábitos ilusórios, além de revelar a natureza
pura e absoluta da mente.
A natureza básica de nossa mente é como o ouro puro, mas sua
pureza inerente não é óbvia, pois
está coberta por uma mistura de
emoções conflitantes, circunstâncias cármicas, obscurecimentos
intelectuais e hábitos.
Essas camadas não refinadas,
como minério contendo ouro,
precisam ser removidas para revelar a essência pura do nosso ser, o
ouro elementar.
Nosso renascimento humano
nos oferece uma oportunidade insuperável de realizar esse processo
de purificação e trazer à tona o
amor, a compaixão, a equanimidade e o deleite que surge espontaneamente da natureza da mente.
Se nós examinarmos as nossas
vidas, veremos que a real insatisfação, angústia e mal-estar que experimentamos não são causados
por condições externas, mas pela
forma como nós reagimos interiormente a essas condições.
Não podemos negar que condições externas difíceis existem, mas
precisamos reconhecer que alguém com grau de domínio sobre
os processos internos da mente
não vivencia a mesma impotência
e sofrimento face a perdas, adversidades e doenças como uma pessoa cuja mente não foi treinada.
Eu sei disso diretamente porque
meu próprio país, o Tibete, foi
perdido para os conquistadores
comunistas, que foram completamente hostis a nossas tradições
culturais e espirituais.
Desafios
Sim, muitos grandes mestres foram torturados, submetidos à fome ou mortos. Mesmo assim, os
comunistas não conseguiam tirar
deles a fé, a compaixão ou a paz
interior conquistada por meio da
realização espiritual -os chineses
podiam dominar apenas a realidade exterior.
A maioria de nós, neste país
abundante e acolhedor que é o
Brasil, não se depara com desafios
tão dramáticos.
Em vez disso, somos desafiados
a encontrar o que é realmente significativo nas nossas vidas tão
ocupadas e a descobrir o que é
realmente benéfico nas interações
com a nossa família, com aqueles a
quem amamos, as pessoas com
quem trabalhamos e outras pessoas que encontramos.
Do ponto de vista budista, nada
supera a importância de usar esse
precioso renascimento humano
para reconhecer a inalterável natureza absoluta da mente. Esse reconhecimento instiga confiança e
poder para enfrentar as ocorrências efêmeras, internas e externas.
O caminho para o conhecimento
da natureza da mente depende de
nossos esforços para beneficiar os
outros. Cada vez em que colocamos de lado as nossas tendências
autocentradas para trabalhar pelo
bem-estar dos outros, purificamos
algum aspecto do obscurecimento
da mente comum e aumentamos o
nosso mérito.
Caminho de luz
Essas duas atividades, a purificação e a criação de mérito, constituem o caminho para a iluminação. E nós podemos encontrar
oportunidades constantes para integrá-las a nossas atividades cotidianas.
As pessoas, frequentemente,
queixam-se de que não têm tempo
para fazer uma prática espiritual,
que não podem programar sessões
formais de meditação.
Entretanto todo o nosso dia pode ser estruturado como uma sessão de meditação extensiva.
Por exemplo, nós a iniciamos
quando acordamos pela manhã,
ficando alegres com o fato de termos mais um dia no qual podemos fazer nossa prática espiritual.
Em seguida, nós estabelecemos
uma motivação pura e forte de evitar causar qualquer mal por meio
das nossas ações de corpo, fala e
mente e de tentar beneficiar a todos que encontramos.
Durante o dia nós verificamos a
nossa mente, mesmo quando estamos conversando ou engajados
em atividades. E vemos se a nossa
manifestação vem de uma intenção pura ou se venenos como o
egoísmo, o orgulho, a inveja e a
raiva contaminaram a interação.
As mesmas palavras ou ações
executadas com uma motivação
positiva ou negativa podem parecer iguais para os outros, mas nós
sabemos a diferença e a vivenciaremos nos resultados cármicos.
À noite, antes de dormir, relembramos o nosso dia. Se encontrarmos momentos em que fracassamos em seguir nossas intenções
benéficas, nós os purificamos invocando o ser de sabedoria, que é
a nossa fonte de refúgio espiritual,
reconhecendo nossa falha, decidindo não repeti-la e recebendo a
purificação, visualizando a luz do
ser de sabedoria nos permeando e
purificando.
Também relembramos os momentos em que criamos mérito
por meio de nossas ações, nossa
comunicação e nossas intenções
positivas. Nós imaginamos esse
mérito se expandindo na forma de
uma vasta oferenda e se dissolvendo nas mentes de todos os seres
por todo o universo.
Praticantes secretos
Do mesmo modo que uma pessoa ao acender uma vela aumenta
a iluminação para todos aqueles
que estão no mesmo ambiente, o
mérito que geramos e dedicamos
como indivíduos aumenta o acúmulo de qualidades positivas
-incluindo a prosperidade, longevidade e felicidade- para todos
os seres.
Esses métodos que vêm dos ensinamentos de Buda nos permitem
realizar uma prática espiritual verdadeiramente transformadora,
sem nenhuma manifestação externa, sem nos sentarmos numa almofada, sem anunciarmos o nosso sistema de crenças para outros.
Nós viramos praticantes secretos no caminho para a iluminação.
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