São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

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NO ORIENTE

Viagem ao arquipélago dura cerca de 25 horas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Varig, a JAL, a KLM e a Air France mostram claramente que o Japão fica do outro lado do mundo. Duas vão para o oeste, Varig com escala em Los Angeles e JAL com escala em Nova York, e duas para leste, KLM com conexão em Amsterdã e Air France com conexão em Paris.
No fim das contas, o tempo total de viagem é mais ou menos o mesmo: por volta de 25 horas.
Se passar um dia inteiro só viajando não é o seu conceito de felicidade, passe dois ou três dias na cidade de escala ou conexão (as quatro são bem interessantes).
Com isso, a maratona de 25 horas se transforma em dois pedaços bem mais suportáveis de cerca de 12 horas cada um. Oficialmente as companhias aéreas cobram taxa para o passageiro parar na cidade de conexão (cerca de US$ 80), mas, dependendo da promoção, é possível dividir a viagem sem pagar nada a mais.
É bom lembrar que há uma diferença de fuso horário de 12 horas em relação ao Japão. Para quem fica uns dias na cidade de conexão, as rotas de Amsterdã ou Paris diminuem a diferença de fuso, enquanto a opção Los Angeles tem uma diferença de 15 horas.
De qualquer forma, o fuso será sentido -e mais intensamente na volta do que na ida. O ideal é conjugar o melhor preço com a cidade de parada que mais lhe atrair.
O desembarque é no aeroporto de Narita, a cerca de 60 km de Tóquio. Ao chegar, a opção mais confortável é pegar um serviço de ônibus ("limousine bus"), que tem várias linhas para Tóquio, com parada nos principais hotéis.
A passagem custa cerca de US$ 30, não é muito mais cara do que o trem e evita os inconvenientes de ter que entender logo de cara o complexo sistema ferroviário japonês e de circular com bagagens pelas estações de trem.
(ENIO RIBEIRO)


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