São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERIOR DE SP

Com vista privilegiada, Jardim da Serra, em São Pedro, oferece atendimento nutricional personalizado

Spa ensina a se alimentar com qualidade

MARISTELA DO VALLE
ENVIADA ESPECIAL A SÃO PEDRO

Domingo de manhã, café da manhã no spa Jardim da Serra. Um grupo de hóspedes conta as peripécias em torno de um cachorro-quente na noite anterior, na cidade de São Pedro. Dois dos spasianos resolveram dividir um sanduíche "a seco", sem ketchup nem mostarda, e ainda "brigaram" para pagar a conta. "O vendedor logo percebeu que éramos do spa", conta Georges Tsoulfas. "O lanche apenas substituiu a "ceia" do spa", justifica, se referindo à última refeição do dia, às 21h30, composta por exemplo de leite achocolatado e/ou bolo e/ou iogurte, dependendo da dieta do hóspede -que pode variar entre 600, 1.200 e 1.800 calorias.
Com a justificativa, Tsoulfas deu a entender que está aprendendo os princípios da reeducação alimentar, filosofia do Jardim da Serra. Isso significa "ensinar" o spasiano a comer com qualidade. Para que o estômago do paciente "aprenda" a se alimentar nos momentos certos, as refeições têm horários bem definidos.
"A idéia é fazer com que o hóspede adapte essa maneira de se alimentar ao seu dia-a-dia", afirma a nutricionista Marcia Regina Dal Medico, que oferece atendimento personalizado aos hóspedes durante a estada e depois dela, via e-mail, além de realizar reuniões semanais para discutir como adaptar bons hábitos alimentares ao cotidiano. Ao fim da estada, o hóspede pode comprar uma apostila de R$ 19 com receitas, tabelas de calorias e dicas sobre qualidade de vida.

Relaxamento
Mais do que fazer emagrecer, o spa consegue acalmar os hóspedes estressados pelo corre-corre do dia-a-dia com sua vista privilegiada de montanhas azuladas, o sossego do campo e as redes penduradas em árvores no canto do jardim, que convidam a relaxar.
Mas mesmo quem tem apenas o objetivo de descansar deve respeitar os horários das refeições e o limite máximo de 1.800 calorias, além de se privar do consumo de bebidas alcoólicas à mesa, que não são vendidas na casa. Porém os hóspedes podem trazê-las de fora para ingerir no quarto.
Outro ingrediente nesse cardápio anti-estresse é a amistosidade dos funcionários. "Alguns hóspedes chegam com a auto-estima muito baixa e até deprimidos, e é preciso ter jeito para lidar com eles", comenta Dal Medico. "Procuramos fazer com que os hóspedes percebam que todo mundo faz parte de um grupo", complementa a professora de educação física Rita de Cássia Santos.
Esse tom amigo fez a spasiana Maria Benedita Longhi se debulhar em lágrimas na sua última manhã no spa, durante o ritual de despedida (para quem vai) e boas-vindas (para quem chega) realizado antes do alongamento que precede a caminhada. "Vocês já fazem parte da minha família", disse na ocasião Ditinha, como ficou conhecida, aos professores de educação física.
"Vim para ficar uma semana e acabei ficando três", conta à Folha. Com as roupas mais largas, cabelo feito no salão de beleza local -cujo serviço é cobrado à parte- e 7,5 kg a menos, ela se despediu dos companheiros prometendo voltar. O marido, que foi ao spa apenas para visitar Ditinha, acabou passando o fim de semana todo. "Aqui você se esquece dos problemas", comenta.
Outra spasiana que diz ter ficado satisfeita no Jardim da Serra, pronta para continuar o regime ao chegar à sua casa, foi Sonia, que não quis revelar o sobrenome. Ex-hóspede de um spa de Sorocaba que tem fama de linha-dura, ela conta sua experiência: "O spa [de Sorocaba] tem tanta atividade, que voltei para casa estressada e por isso não consegui fazer a dieta que me sugeriram na saída. Agora isso não deve acontecer." O marido complementa: "Revistaram meu carro na portaria e eu achei isso uma violência". Diz-se que é comum os funcionários de spas mais rígidos encontrarem leite condensado em vidros de xampu e outros alimentos escondidos nos pertences dos hóspedes mais desesperados.


Spa Jardim da Serra - Reservas: 0/xx/19/3461-2562; site www.spajardimdaserra.com.br. Pacote de sete dias: R$ 722 por pessoa em apartamento duplo, com pensão completa, sauna, ducha escocesa, ofurô e hidromassagem.


Maristela do Valle hospedou-se a convite do spa Jardim da Serra


Texto Anterior: Brinde: Delta vende 3 bilhetes pelo preço de 2
Próximo Texto: Trilhas e cachoeiras ajudam a queimar calorias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.