São Paulo, segunda, 13 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BABEL DE GELO
Cidade fica no meio das montanhas Rochosas
Tranquilidade faz o estilo de Banff

do enviado especial ao Canadá

Quem gosta de viajar de trem não pode perder o passeio de dois dias que vai de Vancouver até Banff, passando pelo meio das montanhas Rochosas, feito pelo Rocky Mountaineer Train.
O viajante pode escolher entre dois tipos de serviço. Se optar pela segunda classe, viaja em vagões comuns, come mal, e o serviço não é grande coisa.
Já na primeira classe do trem, os vagões "domes" são divididos em dois andares. Na parte de baixo está a cozinha e o restaurante, com mesas ao lado de grandes janelas. Pode-se saborear uma bela refeição admirando a grandeza das montanhas Rochosas.
Uma pequena escada espiral conduz ao segundo andar do vagão, onde estão situadas as confortáveis poltronas. O teto é todo de vidro, e a sensação é de estar viajando ao ar livre.
O percurso é exageradamente lento e alterna paisagens belíssimas com cenas monótonas intermináveis. O seu destino, porém, compensa.
Situada no meio das montanhas Rochosas, na Província de Alberta, está a acolhedora Banff, pequena cidade que alterna a estação de esqui, durante o inverno, com os esportes radicais e as atividades ao ar livre, no verão.
Nos pequenos parques da cidade, enquanto os moradores aproveitam os raios solares da primavera para a leitura, alces pastam no primeiro capim verde do ano, tudo na maior naturalidade.
Localizada em uma das regiões mais bonitas das montanhas Rochosas, a cidade é a porta de entrada para a mais amada e popular reserva natural canadense, o parque nacional de Banff. (LA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.