São Paulo, Segunda-feira, 13 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSUMISMO À ORIENTAL
A ilha, que pertencia a sultão malaio, foi arrendada pelo britânico Thomas Raffles
Cingapura é o país mais jovem da região

no Sudeste Asiático

Localizada em uma parte do mundo onde os países costumam ter histórias milenares, Cingapura (do sânscrito "singa pura" -cidade do leão) se destaca pela trajetória relativamente curta.
O país começou praticamente quando o oficial britânico Thomas Stamford Raffles desembarcou na ilha, em 29 de janeiro de 1819, representando a Companhia das Índias Orientais.
Na época, a ilha, que não passava de uma pequena vila de pescadores habitada por alguns tigres e cerca de 200 malaios, ainda fazia parte do território da Malásia.
A intenção de Raffles era estabelecer um ponto comercial no sul da península da Malásia. Persuasivo, conseguiu convencer o então sultão malaio a arrendar as terras aos britânicos, permitindo a instalação de uma espécie de entreposto inglês na ilha.
Mais tarde, um novo acordo cedeu a ilha aos ingleses, que tomaram formalmente o poder em 1824 e construíram prédios públicos, igrejas e hotéis (hoje o país tem mais de 70 hotéis de categoria internacional), em geral usando mão-de-obra indiana.
Os imigrantes chineses e indianos moldaram o resto da cidade, hoje com bairros étnicos que ainda guardam as características da época da colonização -Chinatown, Little India, o bairro muçulmano e a área colonial.
As comunidades muçulmana, hindu, taoísta e budista, formadas a partir dos vários grupos que migraram para Cingapura em busca de fortuna, construíram os diversos templos, mesquitas e santuários que hoje existem na cidade.
Em pouco tempo, Cingapura se transformou no maior porto de contêineres do mundo. Seu centro financeiro, que fica numa área chamada Raffles Place, é um dos mais movimentados que existem.
Em 1965, o país ganhou sua independência e hoje é comandado com rigor pelo PAP (Partido de Ação Popular), que quase não tem oposição e controla duramente a imprensa local. (RGV)

Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Bandejões servem pratos de toda a Ásia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.