São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 2000

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MERCADO
Presidente da Braztoa acha que o fato é histórico
Costa brasileira vira vedete das empresas marítimas de alto nível

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Ilya Hirsch, presidente da Braztoa, abriu em São Paulo o 14º Encontro Comercial da entidade dizendo que "o momento é histórico, pois nunca tantas companhias marítimas de alto nível se interessaram tanto pela costa brasileira".
Capitaneando um evento que, nos dias 7 e 8, reuniu 1.485 agentes de viagem no Centro de Eventos São Luís, Hirsch disse ainda acreditar que esse é "o momento de o Brasil se firmar também como destino para cruzeiros, aproveitando a saturação do Caribe".
Mas, longe de ser um encontro cujo foco se atém aos navios, essa feira da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo -o nome oficial da Braztoa- expôs produtos de 60 operadoras e de outras 36 empresas, entre companhias aéreas, órgãos oficiais de turismo e locadoras de carros.
Presente à feira, Rodolpho Gerstner, vice-presidente da Braztoa e diretor da operadora RCA, estimou em 30 mil o número de brasileiros que, de dezembro a fevereiro, devem navegar pela costa brasileira.
Para Gerstner, o 14º Encontro Comercial Braztoa também teve o mérito de lançar produtos nas áreas de cursos no exterior, ecoturismo e aventura, além de marcar a abertura da Costa do Sauípe (BA), que deve se tornar um pólo de turismo internacional.
No âmbito nacional, a abertura do resort Summerville, na praia de Muro Alto, Porto de Galinhas (PE), também mereceu destaque.
Já entre as novidades internacionais, há o aumento do tráfego aéreo de brasileiros no aeroporto de Munique, que, além dos vôos da Varig, será servido a partir de abril também pela Lufhansa.


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