São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROTEIRO DESTILADO
Estado norte-americano oferece tours pelas destilarias de bourbon e pretende popularizar a bebida
Kentucky quer desbancar uísque escocês

SÉRGIO DÁVILA
ENVIADO ESPECIAL AO KENTUCKY

Um homem, até então trabalhando na linha de engarrafadores da destilaria do Jim Beam, vê o pequeno grupo de visitantes.
Limpa o suor da testa com um lenço, pede licença para sair um pouco e se aproxima. Grande, tem a pele vermelha, mais avermelhada pelo sol do meio-dia. Olha o grupo nos olhos e diz, em inglês, com sotaque caipira:
"Aprendam uma regra importante. Só se deve tomar bourbon em dias que começam com a letra tê. "Tuesday" (terça-feira), "thursday" (quinta-feira), "today" (hoje) e "tomorrow" (amanhã)."
Sai rindo. Acaba de resumir a rota turística do bourbon no Kentucky, nos Estados Unidos.
O destilado é o principal produto do Estado que tem ainda o derby mais famoso do país, é pai do trio de cantoras Cher, Diana Ross e Dionne Warwick e do trio de fast food Pizza Hut, Kentucky Fried Chicken e Taco Bell.
É de lá que sai 90% de todo o bourbon vendido no mundo. É lá que foi criado esse destilado de cor âmbar que encantou presidentes (Abraham Lincoln chegou a produzi-lo, Harry Truman e Lyndon Johnson o consumiam), personagens da literatura (o detetive Philip Marlowe, criado por Raymond Chandler, mantinha seu Old Grand-Dad na gaveta da escrivaninha) e autores (Mark Twain não vivia sem, William Faulkner morreu de).
E, curiosamente, é nesse Estado que a bebida é ilegal na maior parte das cidades ainda hoje.
Explica-se: Kentucky faz parte do "bible belt", o cinturão bíblico formado por Estados de maioria mórmon nos EUA.
Assim, o consumo de bebida alcoólica é proibido em 75 dos 120 Condados (regiões administrativas) kentuckyanos.
Atualmente as destilarias locais estão em campanha forte para tentar ganhar o mundo, por meio do turismo. Não sonham pequeno: a intenção é desbancar o uísque escocês como destilado mais consumido do planeta.

Definição
E o que é o bourbon, exatamente? Um uísque que leva milho e outros cereais no processo de fermentação e é envelhecido em tonéis de carvalho queimados por dentro, o que lhe dá a cor característica e gosto e aroma peculiares.
Mas, atenção: não cometa a gafe das gafes quando visitar as destilarias históricas do Kentucky, de resto um programa muito agradável para quem quiser dar uma fugida de alguns dias no meio daquela viagem para Miami ou Nova York. Nunca peça um Jack Daniel's, que é feito no rival Tennessee e não, eles vão reforçar mil vezes, não é um bourbon.


Sérgio Dávila, correspondente da Folha em Nova York, viajou a convite da Associação de Destiladores do Kentucky


Texto Anterior: Dinheiro público: Governo diz que dobrará investimentos
Próximo Texto: Viagem pela região custa a partir de US$ 1.490
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.