São Paulo, quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vilarejo de Espelette apimenta a viagem

DO ENVIADO ESPECIAL

Visitar o vilarejo de Espelette dá, literalmente, um tempero especial à viagem pela Aquitânia. A cidade, de menos de 2.000 habitantes, tem como principal atração a pimenta levemente adocicada que leva o nome do lugar.
Sem cerimônia, o vermelho se espalha pela cidade. O centro foi restaurado, e as janelas e os detalhes das casas ganharam cor de pimenta. O verde dos jardins e gramados contrasta com o vermelho-pimenta, dando vivacidade à paisagem.
Parte da história do vilarejo é guardada em um museu no centro da cidade, que também conta o enredo de todas as etapas da produção da especiaria.
Mas é no mercado central, aberto às quartas-feiras, que o turista pode desvendar as histórias da Espelette, se misturando aos moradores em busca da pimenta nas formas natural, seca, moída, pasta ou geléia.
Os produtores celebram o sucesso da especiaria com uma festa no último domingo de outubro. E o fazem com razão. A produção da pimenta quadruplicou nos últimos dez anos. Mais de 10 mil pessoas participam das festas, que terminam no altar da igreja com agradecimento pela colheita do ano. (FM)


Texto Anterior: História picante
Próximo Texto: Sarlat é recordista em tombamentos por km2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.