UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo lança quatro roteiros temáticos no Estado

DA ENVIADA ESPECIAL

A Agetur (Agência Goiana de Turismo) está lançando um novo programa para desenvolver o turismo no Estado que ordena o território goiano em quatro caminhos temáticos regionais. São eles: Caminho do Sol, Caminho do Ouro, Caminho das Águas e Caminho da Biosfera.
O Caminho do Sol engloba toda a região do rio Araguaia, que, além da pesca, oferece as praias fluviais existentes só de junho a agosto, o Parque Nacional das Emas, os sítios arqueológicos de Serranópolis, entre outras cidades com turismo ecológico.
Na parte central do Estado, o Caminho do Ouro reúne cidades históricas, como Goiás e Pirenópolis, e uma região de ecoturismo, como a serra Dourada e o Parque Estadual da Serra dos Pireneus.
As águas quentes das fontes termais, com temperaturas que variam de 30C a 57C, fazem parte do Caminho das Águas, que inclui, além das cidades de Caldas Novas e Rio Quente, uma região de lagos ao sul do Estado, por exemplo, Lagoa Santa, cidade frequentada por pessoas que procuram águas medicinais.
Já o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Parque Estadual de Terra Ronca e a cidade de Alto Paraíso de Goiás, onde há atrações esotéricas, compõem o Caminho da Biosfera, que fica no nordeste do Estado.
Segundo o presidente da Agetur, Marcelo Safadi, dentro do planejamento desses quatro caminhos há o desenvolvimento de produtos, que são os próprios destinos, como a chapada dos Veadeiros, Goiás Velho, rio Araguaia e Caldas Novas.
"Nós começamos a levantar esses produtos fazendo um pacote formatado com preço, data de saída e uma operadora local. Nós ligamos as operadoras locais com as nacionais e agora o Estado de Goiás começa a entrar no mercado", explica Safadi.
Para o presidente da Agetur, o Estado ainda é uma novidade no mercado nacional. "Goiás não é conhecido no Brasil, ninguém tem noção a respeito da cultura e da culinária goiana e da nossa preparação para receber", diz.
Segundo Safadi, na época em que a novela "Estrela-Guia", da TV Globo, foi filmada em Pirenópolis, quem procurasse um pacote em uma agência de viagem para a cidade não encontrava. "Agora estamos colocando esse pacote na operação nacional."
No dia 19 de março, foi criado o Fórum Brasil Central de Turismo, composto por Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
O objetivo do fórum é trabalhar o turismo da região na promoção dos destinos, na participação de feiras e na apresentação de projetos ao ministério.
Também planeja a criação de um banco de dados conjuntas, o desenvolvimento de um programa de qualificação e ações integradas no governo federal.
Segundo o presidente da Agetur, o fórum é uma articulação dos governos e de todas as entidades ligadas ao turismo de cada Estado. "Para nós, hoje existe uma coisa muito clara: temos que "desgovernamentalizar" o turismo, ou seja, o turismo tem de ser entendido pelo trade como um todo, no qual o governo é uma peça desse componente e não a mãezona, que todo mundo espera que seja provedora das coisas", afirma Safadi. (AK)



Texto Anterior: Rochas formam cidade na serra Dourada
Próximo Texto: Pacotes para Goiânia, com aéreo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.