São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007

Próximo Texto | Índice

ESCALAS ERUDITAS

Música guia viagem por sete cidades da Europa

Londres, Oxford, Berlim, Leipzig, Potsdam, Praga e Viena aproximam turistas de clássicos musicais

John Stillwell - 1.dez.1999/Associated Press
Platéia espera início de récita na Royal Opera House, em Londres; cidades combinam história ligada à música a oferta de concertos


RICARDO FELTRIN
EDITOR-CHEFE DA FOLHA ONLINE

A música pode nos fazer viajar. Uma série de acordes, a voz linda de uma soprano ou a passagem de uma cantata podem nos levar em espírito para outro lugar. Melhor ainda é fazer a viagem com o corpo também. Pegar um avião e conhecer e ouvir a música onde ela mais floresceu, séculos atrás.
Para isso o rumo necessário é a Europa. Aqui foram escolhidas sete cidades simbólicas para a música universal. São elas Londres e Oxford (Reino Unido), Berlim, Potsdam e Leipzig (Alemanha), Praga (República Tcheca) e Viena (Áustria). Claro que, além do simbolismo, sempre haverá na rota o gosto musical do viajante.
Para não ficar caro demais -já que um roteiro clássico não é algo muito em conta- é possível dividir a viagem em um país de cada vez. Talvez dois.
Há sugestões de locais para ver, ouvir, tocar, aprender, sentir e respirar música e parte de sua história. Saiba onde assistir a recitais da atual temporada, conheça museus onde é possível tocar instrumentos, percorra a mesma rua em que Beethoven foi aclamado como um popstar em Viena, veja uma partitura original de Bach em Berlim ou faça um brinde com vinho no mesmo jardim em que Mozart tomou um antológico pileque em Praga...


Próximo Texto: Livros apresentam viajantes a Bach, Mozart e Beethoven
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.