São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURISMO RELIGIOSO

Catedral exibe santo Antônio com veste rica e cavanhaque

Com origem no século 17, a antiga capela foi reformada em 1913 e abrigou a primeira missa do beato

DA ENVIADA ESPECIAL A GUARATINGUETÁ

Em um dos pontos mais altos do centro de Guaratinguetá fica a catedral de Santo Antônio, que data da época da fundação da cidade e foi passando por reformas ao longo dos anos.
Construída em 1630, era então uma capela. A primeira ampliação veio no século 18, quando ela ganhou sua dimensão atual. No século seguinte, foi reformulada seguindo o gosto dos barões do ciclo do café. Em 1913, passou por outra reforma, que lhe rendeu a atual fachada em estilo neoclássico, projetada pelo arquiteto paulistano José Saccheti.
Todas as fases deixaram resquícios no templo. As janelas e as portas da sacristia são da ampliação do século 18. Os altares são dos séculos 18 e 19. E a fachada é do século 20.
Ao entrar na igreja, do lado esquerdo, atrás de uma porta colonial, fica a capela onde há uma imagem de frei Galvão, relíquias do frade e a pia batismal na qual ele recebeu o primeiro sacramento da Igreja Católica. Também foi na catedral que ele rezou sua primeira missa.
O principal destaque da igreja é a curiosa imagem de santo Antônio que está no altar. Do século 18, ela havia sido repintada diversas vezes. Uma restauração descobriu características peculiares. O traje do santo, pintado de marrom, revelou-se uma elaborada veste azulada decorada com estampa dourada. Mas a principal surpresa estava no rosto: esse santo Antônio tem cavanhaque. (HELOISA LUPINACCI)


Texto Anterior: Turismo religioso: Casarão do século 18 abriga acervo de objetos de devoção
Próximo Texto: Turismo religioso: Cidade tenta se adaptar ao aumento de visitantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.