São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corpo está enterrado no mosteiro da Luz, que frei Galvão projetou e fundou

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ter nascido em Guaratinguetá, frei Galvão deixou mais vestígios de sua passagem na cidade de São Paulo, onde, aliás, está enterrado.
Ele foi o fundador do mosteiro de Nossa Senhora da Conceição da Luz, o mosteiro da Luz, onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Foi responsável pelo projeto e pela construção do mosteiro.
Diz a história que, em fins de 1769, o frade foi designado confessor de um recolhimento paulistano onde conheceu a irmã Helena Maria do Espírito Santo. Ela afirmava ter visões nas quais Jesus indicava que ela deveria fundar um novo recolhimento. Daí que o frade e a irmã fundaram o mosteiro da Luz, então chamado recolhimento. A irmã morreu no ano seguinte ao da inauguração do conjunto. E frei Galvão continuou em São Paulo até sua morte, em 1822.
O conjunto do mosteiro, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1943, é considerado um dos mais importantes remanescentes da arquitetura do século 18 em São Paulo. Suas paredes de taipa estão conservadas como foram erguidas, há 233 anos.
O mosteiro, fundado em 2 de fevereiro de 1774, foi inicialmente batizado como recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência. O nome recolhimento era para evitar a perseguição promovida contra ordens religiosas por Marquês de Pombal. Ali viviam mulheres que eram devotas, mas não tinham feito votos religiosos.
Atualmente, as irmãs concepcionistas, devotas de Nossa Senhora da Conceição, ocupam o pavimento superior do mosteiro e algumas outras áreas reservadas no piso térreo. No mais, o espaço térreo é dividido entre a igreja -fundada em 1802 e em cujo altar fica o túmulo em que o frade está enterrado- e o Museu de Arte Sacra de São Paulo. (HL)


Texto Anterior: Turismo religioso: Imagem do frade não condiz com seus traços
Próximo Texto: Museu de Arte Sacra tem Bíblia do futuro santo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.