UOL


São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

EM RUANDA

Restam 650 no mundo

Gorila é estrela na promoção do turismo

DA REDAÇÃO

Os gorilas-das-montanhas são a aposta do governo de Ruanda para aumentar o turismo, golpeado pelo genocídio de 1994 que matou milhares de refugiados tutsis. O governo do país quer estimular a visita ao parque dos Vulcões, no norte do país, onde vivem os gorilas. No mundo, há cerca de 650 gorilas-das-montanhas.
O turismo é visto como uma das maneiras de proteger os animais da extinção. A renda gerada pelo setor seria uma das maneiras de evitar que a população local destruísse as florestas para fazer plantações de subsistência.
Metade dos animais vive no Parque Nacional de Bwindi, em Uganda, e o restante nos Parques Nacionais Mgahinga, em Uganda, e dos Vulcões, em Ruanda.
Os gorilas ficaram conhecidos depois do trabalho da antropóloga americana Dian Fossey (1932-1985) para salvá-los, que foi contado no filme "Montanha dos Gorilas" (1988).


Texto Anterior: Extremo sul: Fluxo de navios preocupa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.