São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caboclinhos brincam em Goiana

DA ENVIADA ESPECIAL

Caboclinhos e bois são os comandantes da folgança em Goiana, na região da zona da mata. Os primeiros, aliás, são motivos da decoração temática do município, que, neste ano, faz uma homenagem aos centésimo aniversário do caboclinho Caetés.
Os grupos mais tradicionais desse tipo de manifestação folclórica terão seus estandartes expostos nas ruas centrais da cidade -entre eles os dos caboclinhos União Sete Flechas, Canindé, Tapuya, Tupinambá e Tabajara. Em todos eles, a influência indígena na música e na dança é evidente.
O auto do bumba-meu-boi, forte no ciclo natalino, também vai às ruas durante o Carnaval, adotando uma coreografia que é criada especificamente para o período. No ritual, desfilam figuras do formato tradicional do folguedo, como o boi, a burra, o mateus e o mané pequenino.


SAIBA MAIS
Distância da capital: 65 km
Como chegar: De carro, pela BR 101 ou pela PE 15; de ônibus, saindo do Terminal Integrado de Passageiros do Recife (tel. 0/xx/81/3452-1999) ou em excursões da Empetur (tel. 0/xx/81/3427-8000).
Informações Turísticas: 0/xx/81/3626-0352



Texto Anterior: Interior concentra folguedos alternativos
Próximo Texto: Terra da pinga tem blocos rivais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.