São Paulo, segunda, 16 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça parque marinho local

da enviada especial

O Parque Municipal Marinho do Recife de Fora é um dos passeios mais disputados pelos turistas que desejam boas fotos das férias em Porto Seguro.
Os pescadores antigos da região contam que seus avós utilizavam o local como ponto de pesca. Hoje, ele é um santuário de preservação da vida marinha.
O parque localiza-se na região de Porto Seguro. De carro, pode ser alcançado em cerca de 40 minutos, por uma estrada asfaltada.
Ele ocupa uma área de 17,5 km2, a dez quilômetros da sede, em Porto Seguro. O parque fica a uma profundidade média de seis metros.
²

Visitação Para visitar o local, é preciso observar o movimento da maré. Saiba que só dá para ir até lá quando a maré está baixa.
O visitante pega uma escuna, pagando em média R$ 25, para chegar ao parque, onde fica por duas horas.
Durante a visita, é possível descobrir os animais marinhos que vivem naquele ambiente.
O turista vê cardumes de pequenos peixes coloridos, além de corais do tipo octocoral, coral-cérebro, hidrocoral e coral-de-fogo. Tartarugas e moluscos também habitam o parque e podem ser observados.
²

Preservação Para preservar o ambiente, é proibido retirar peixes, corais e demais espécies do local, assim como entrar na água com arpões e redes.
Qualquer tipo de pesca é proibida, exceto a do polvo.
Como existem muitos ouriços nos recifes, é importante que o visitante percorra a área marinha usando tênis.
A preservação do parque está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro, com o apoio da Associação das Escunas, da Capitania dos Portos e do Ibama. (MiF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.