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São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003
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CALIFÓRNIA 2003 Caranguejos e bondes descritos em prosa nos poemas de Dylan Thomas há 50 anos são os mesmos de hoje Cidade mudou muito e nada desde 1950
DO ENVIADO ESPECIAL À CALIFÓRNIA
"CABLE CARS" - Inquieta, a cidade tem patrimônio histórico móvel, o bondinho, inventado pelo
inglês Andrew Hallidie em 1873.
Do "girador" da Powell St. (na esquina com Market St.), local onde
turista rima com punguista, os
bondes fazem meia-volta a muque e seguem por duas linhas: Powell-Hyde ou Powell-Mason. De
lá, por US$ 2, dá para ir até Nob
Hill, Chinatown e Fisherman's
Wharf. Restaurado em 1984, o sistema tem apenas 25 km de trilhos,
e a garagem (Cable Car Barn), na
1.201 Mason St., funciona como
museu, das 10h às 17h. UNION SQUARE - Limitada pelas
ruas Geary, Powell, Post e Stockton, no coração de San Francisco,
a praça tem magazines como
Macy's e Neiman Marcus, lojas
como Gucci e Tiffany, uma Niketown, além de hotéis como o Westin St. Francis. Ao lado do distrito
financeiro e de Chinatown, a
Union Square data de 1850. DISTRITO FINANCEIRO - No centro, o Embarcadero, um novo
complexo de seis quadras com lojas, restaurantes, cinemas e praça
com modernas esculturas, compete com os jardins Yerba Buena
(leia texto sobre o SFMoMA à
pág. F5). Reconstruído depois do
terremoto de 1989 por US$ 150
milhões, o Embarcadero fica ao
lado do Ferry Building, mercado
municipal de 1896 (diante da
Market St. e ao lado do Pier 1). CHINATOWN - O portão do Dragão, nas ruas Bush e Grant, descortina o bairro chinês, de 18
quarteirões, onde restaurantes se
misturam com lojas de quinquilharias, delis que vendem pato laqueado e quitandas. TWIN PEAKS - Para quem está de
carro, a ida aos picos gêmeos, no
monte Davidson, descortina uma
bela vista nos dias claros. OCEAN BEACH - Ainda para os
motorizados, o passeio de 8 km
até o restaurante-mirante Cliff
House, em encosta à beira-mar,
deixa ver a costa e as ondas fora da
baía, onde vivem focas e aves. |
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