São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCO ALEMÃO

Jovem chef aposta em pratos leves sem esnobar a tradição

Simon Tress, especialista em pratos refinados feitos com ingredientes naturais, tem uma horta em casa

DA REDAÇÃO

A gastronomia alemã deixou de ser um inconveniente para quem não gosta de pratos mais pesados. Sem deixar a tradição dessa cozinha de lado, alguns restaurantes estão inovando e ousando em pratos mais leves, sem perder no sabor.
O jovem chef Simon Tress, 25, faz parte dessa nova geração e é especialista em preparar pratos refinados "a la minute" com ingredientes naturais. Antes de comandar o preparo do jantar da terça-feira no Rose (www.rose-ehestet ten.de), restaurante na cidade de Ehestetten aberto por seu avô na década de 1950, Tress deu uma entrevista por e-mail à Folha.

 

FOLHA - Como você vê a nova cozinha alemã?
SIMON TRESS
- A nova culinária alemã é leve, inovadora, exigente e atual. A tendência vai mais na direção do leve e do sofisticado, quer dizer, prevalecem produtos leves (mais salmão, menos porco).

FOLHA - Que prato alemão brasileiros não podem deixar de experimentar quando forem à Alemanha?
TRESS
- Vocês deveriam experimentar especialidades locais de cada Estado. Na Alemanha há uma grande variedade regional.

FOLHA - Como inovar sem desprezar as tradições culinárias alemãs? Você teria algum exemplo prático?
TRESS
- Um prato típico alemão seria, por exemplo, porco assado com almôndega de batata e molho de cerveja. A minha alternativa é porco assado num leito de couve-rábano com gengibre, morcela assada e risoto de cevadinha e legumes.

FOLHA - Quais são os ingredientes mais recorrentes nos seus pratos?
TRESS
- Na minha cozinha trabalho só com produtos frescos. Uma coisa especial, da qual eu me orgulho bastante, é o meu horto de ervas com mais de 30 espécies de ervas e temperos.

FOLHA - Poderia nos passar uma receita alemã para que os leitores possam se aventurar na cozinha com uma receita assinada por você?
TRESS
- Segue uma receita para quatro pessoas de queijo de cabra caramelizado num leito de tomate, sálvia e alho-poró:
100 gramas de alho-poró
40 gramas de manteiga
300 gramas de tomates de coquetel
15 gramas de sálvia
240 gramas de queijo de cabra
10 gramas de mel
50 gramas de azeite balsâmico branco
sal
Corte os tomates em quatro pedaços. Depois pique o alho-poró e a sálvia em tiras finas. Passe tudo na manteiga sem deixar pegar cor. Junte o azeite balsâmico e o sal. Aqueça levemente o mel, junte o queijo de cabra lentamente e deixe caramelizar até atingir uma cor dourada. Coloque o queijo acima do leito de sálvia e alho-poró e sirva. (PRISCILA PASTRE-ROSSI)


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Marco alemão: Escritor fala da vida em Berlim e dá roteiro indispensável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.