São Paulo, quinta-feira, 17 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Histórica, Alcântara atrai com belas praias

Barcos levam a ilhas com locais intocados

DE SÃO PAULO

Alcântara, no Maranhão, é velha conhecida dos roteiros turísticos, mas por causa de seu conjunto de construções coloniais -algumas forradas de azulejos portugueses. Agora, são as praias dessa cidade histórica que começam a atrair visitantes.
A uma hora de barco de São Luís, Alcântara também está em posição estratégica para quem visita a capital maranhense -e deseja conhecer mais o Estado.
Uma das praias mais belas é a do Livramento, em uma ilha de mesmo nome que fica em frente à cidade.
É preciso tomar um barco no porto do Jacaré para alcançar a praia com pedras e as trilhas da ilha. A travessia dura cerca de 15 minutos.
A praia mais frequentada de Alcântara é a da Baronesa, perto do centro da cidade. Com areia fina, é cercada por falésias. Ali o movimento é maior, e há bares. A região concentra ainda os restaurantes e as pousadas.
Da praia da Baronesa, um passeio de barco leva à praia de Itatinga, com cinco quilômetros de areias claras e pouco movimentada.
A partir da cidade também é possível ir de barco até a ilha do Cajual, que abriga um importante sítio arqueológico, e visitar uma comunidade quilombola.

FESTA DO DIVINO
Além das praias, outra atração de Alcântara é a agitada Festa do Divino, em maio, com cortejos que desfilam pelas ruas da cidade e distribuição de licores e alguns doces típicos.
O centro dos festejos do Divino é a Casa do Divino, um sobrado histórico com azulejos na fachada na rua Grande, que tem um espaço cultural. Ali ficam guardados os objetos utilizados na festa.
Combinando história, cultura popular e belas praias, não é difícil imaginar o quanto crescerá logo a procura por esse destino maranhense.
(MARINA DELLA VALLE)


Texto Anterior: Praias do Nordeste aquecem as férias
Próximo Texto: Pacotes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.